sábado, 17 de março de 2012

Amar é...


O amor é algo extraordinário e muito raro. Ao contrário do que se pensa não é universal, não está ao alcance de todos, muito poucos o mantêm aqui. Chama-se amor a muita coisa, desde todos os seus fingimentos até ao seu contrário: o egoísmo.

A banalidade do gosto de ti porque gostas de mim é uma aberração intelectual e um sentimento mesquinho. Negócio estranho de contabilidade organizada. Amar na verdade, amar, é algo que poucos aguentam, prefere-se mudar o conceito de amor a trocar as voltas à vida quando esta parece tão confortável.

Amar é dar a vida a um outro. A sua. A única. Arriscar tudo. Tudo. A magnífica beleza do amor reside na total ausência de planos de contingência. Quando se ama, entrega-se a vida toda, ali, desprotegido, correndo o tremendo risco de ficar completamente só, assumindo-o com coragem e dando um passo adiante. Por isso a morte pode tão pouco diante do amor. Quase nada. Ama-se por cima da morte, porquanto o fim não é o momento em que as coisas se separam, mas o ponto em que acabam.

Não é por respirar que estamos vivos, mas é por não amar que estamos mortos.

De pouco vale viver uma vida inteira se não sentirmos que o mais valioso que temos, o que somos, não é para nós, serve precisamente para oferecermos. Sim, sem porquê nem para quê. Sim, de mãos abertas. Sim... porque, ainda além de tudo o que aqui existe, há um mundo onde vivem para sempre todos os que ousaram amar...


a) José Luís Nunes Martins, publicado em 17 Mar 2012  em ionline
Este texto "bateu-me" de tal modo, por razões pessoais, que não consegui evitar deixá-lo aqui também para os meus leitores e para não o "perder de vista". Sendo o seu autor tão novo, estranho tanta profundidade na sua exposição ou então... está profundamente apaixonado e não tem experiência do que o amor é capaz de fazer às pessoas.
imagem retirada do Google

8 comentários:

  1. "Amar é dar a vida a um outro. A sua. A única. Arriscar tudo. Tudo."

    Não é. Nada disso. É preciso baixar a fasquia e deixar alguma coisa, para quem ama. Do que fala é de paixão desvairada, radical em que quem ama abdica de si... Não precisa ser assim. Amar é dar a vida a um outro? Basta que lhe dê parte... Arriscar tudo? Mas que arriscar se não houver a contrapartida da partilha desse risco? Amar é a coisa mais difícil de definir, mas não é, de certeza, uma exigência de despersonalização. Talvez um pouco, mas tanto não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo querido amigo.
      Se dermos o nosso amor em exclusividade ao outro ficamos bloqueados para outras dádivas tão importantes quanto o amor entre um Homem e uma Mulher.
      O AMOR, como eu o entendo é muito MAIOR do que SÓ isso.

      Eliminar
  2. Vou pela segunda hipótese, Tite. Ele ainda não sabe discernir entre amor e paixão, mas com o tempo vai aprender, como eu aprendi, que amor é, acima de tudo, partilha e a paixão um egoísmo cego.
    Bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos,

      Amor é dádiva sim mas, como tu dizes é partilha, compreensão e, mais tarde companheirismo.

      Boa semana

      Eliminar
  3. Também me parece um pouco exacerbado este conceito de amor...mas talvez seja por já ter vivido tanto ou por ser muito demasiado autónoma! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu caso querida amiga.

      Amor não pode ser a anulação total do outro. TEM que ser respeito mútuo sem anulação de personalidades pois é a diferença que nos atrai.

      Abraço para ti tb

      Eliminar
  4. A expressão máxima do amor está aí na celebração da Páscoa.
    Um abraço e Bom Domingo

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!