As nêsperas cresceram, amadureceram e já se comeram. Comeram mas não todas. As últimas como eram muitas, e não apareceram os filhos para ajudar a comê-las, deram origem ao meu 1º doce deste ano e da especialidade. Ficou maravilhoso e se me perguntarem a receita encaminho-as já para o blog da Avó Clara Rosa uma Açoriana com dotes que eu muito aprecio, tanto que até lhe rapinei a receita sem ela mesma dar por isso (vou lá agora agradecer-lhe pela dica surda e muda).
Já agora uma informação adicional... os três frascos já decorados estão com destino marcado. Vou ao encontro de ex-colegas de trabalho e não posso deixar de lhes levar um miminho do Oeste feito com carinho aqui pela Avó Té.
Doce de nêspera?! Nunca fiz, nem comi. Para mim, o 1º doce da época é sempre o de ginja. Quando arranjo ginjas, claro!
ResponderEliminarPois foi o 1º porque foi o primeiro fruto do meu jardim (desde que me reformei que vim morar para o Oeste e fiz o jardim de raiz) em quantidade para me motivar.
ResponderEliminarNos outros anos tenho que comprar os frutos e começo pela "Uvada", Doce de Abóbora, de Tomate, de Limão e de Ananás.
Cada ano faço uma novidade e é essa que tenho que repetir. O último ano foi o de Ananás que ficou espectacular.
Beijosssss
As nêsperas do meu quintal ainda aguentam mais um dia ou dois na árvore!
ResponderEliminarAqui amadurecem mais tarde...
O meu parceiro adora este fruto eu nem por isso...
Agora doce nunca provei!
Abraço
RV,
ResponderEliminarEntão aproveita os excedentes e faz esta receita que dá trabalho a limpar as nêsperas mas compensa plenamente. Não precisas tirar todas as peles, só as mais enferrujadas.
Abraços
POr aquitb há mits nespereiras m seu nao aprecio o fruto (devia, mas nao) mas doce nunca provei e tu ó avó que nem eu manda para cá um, as tuas colegas nao vao dar por falta de um pote
ResponderEliminarkis .=)
A mim não faz inveja
ResponderEliminarDoces.... ná?
Embora nada me importasse de provar
É que as pessoas estão sempre a mudar...
Amiga da Onça.
ResponderEliminarDepois do regresso aos States, é que fizeste o doce.
Espera até voltar definitivamente a Portugal.
Em Abril, os teus Amigos montam a barraca á tua porta, à espera do
1º docinho.
Beijos
AVOGI,
ResponderEliminarTarde piaste!
Já me encontrei com as amigas e já lhes ofereci os doces.
Para o ano vou tentar lembrar-me do teu pedido -:)))))
Rogério,
Se a colheita for mas vasta (este ano foi o 1º que as nespereiras deram fruto) levarei em consideração o teu pedido também. Quando avançamos na idade tornamo-nos mais gulosos.
Sr. Dinis,
Se vier definitivamente talvez consiga ter sorte. Se fizerem como este ano... não garanto nada pois o amadurecimento das nêsperas não se acelera por virem em Abril.
Já agora... quem comeu o doce de ananás e quem gostou mais?
Abraços a todos os gulosos
Minha amiga:
ResponderEliminarSou uma citadina, sem horta, nem quintal e também sem habilidade para tais iguarias.
Mas fiquei com água na boca, pois adoro doces ;)
Apreciei também o cuidado com que decoraste os frascos,as tuas amigas são umas felizardas ;))
beijinhos gulosos
Amiga Fê,
ResponderEliminarEnquanto trabalhei nuna me passou pela cabeça que viria sequer a viver no campo. As coisas proporcionaram-se e cá estou eu a tratar do jardim/pomar/horta.
O resto é imaginação para criar coisas diferentes do que sempre fiz.
Abraços
Creio que nunca comi doce de nêspera. Qualquer dia ainda vou a esta loja da especialidade – têm compotas de vários países da Europa – para ver se encontro!
ResponderEliminarQue talento! : )
Catarina,
ResponderEliminarO doce é óptimo. No entanto, não me via a comprar nêsperas para o fazer. A oportunidade deveu-se a eu ter algumas que não aguentariam sãs dada a sua abundância uma vez que só eu é que as como quase "compulsivamente" tal como sucede com figos e cerejas. Enquantyo houver alguns destes frutos à minha frente vejo-me Grega para me segurar :-))
Abraços
Muito obrigado pelo Sr., especialmente vindo de ti!!!...não me faças rir, que me dói os dentes. ahahahha
ResponderEliminarSeria indelicadeza da minha parte dizer que não gostei do doce de ananás, mas que adorei aquelas pêras que me ofereceste como sobremesa, ai Amiga, quando voltar, aviso-te como uma semana de antecedência.
Beijos
AMO DOCES....COMO TANTO QUE ME FARTO..MAS, DE RUIM, NAO ENGORDO.BEIJOS
ResponderEliminarSr. Aires,
ResponderEliminarVolto0 a tratá-lo assim só para conseguir o milagre da dor de dentes, tá? :-))
Quanto às peras bêbadas com certeza que as farei para o ano. Este as pêras rocha aqui no sítio onde me encontraste, nem vê-las. Espero que tivesse sido só um problema de clima local.
Grace,
Pelo que conheço da comida sueca há uma doçaria própria do país que é incluída em alguns pratos típicos.
Xi-coração
Fiquei mesmo surpreendida por você fazer referência aos meus pobres dotes culinários, obrigada. Infelizmente estou tentando fazer coisas mais simples por causa da saúde,sabe como é, quando se é sessentona...
ResponderEliminarCom muita pena ainda não sou avó, o nome do blogue tem a ver com a primeira receita que publiquei e que era de um velho caderno de receitas da minha avó.
Vá ao meu bloque:
www.oestradodaavo.blogspot.com
Beijinhos cá da açoriana ao seu dispôr.
Clara Faria da Rosa