domingo, 21 de junho de 2009

Verão significa... férias!


Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em Dezembro e em Junho. O dia e hora exactos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de Junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de Dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenómeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em Dezembro e o solstício de inverno ocorre em Junho. Os momentos exactos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia.

Isto tudo só vem ao caso porque HOJE, no decorrer deste importante fenómeno, deu início à estação do ano mais aguardada pelos estudantes do nosso país - O VERÃO. Claro que no hemisfério sul esta situação não é aplicável porque, de acordo com a explicação científica acima reproduzida, mesmo que os estudantes acabem o seu ano lectivo nesta data a estação do ano em vigor será a oposta à que nós hoje celebramos - O INVERNO.

Recordando a minha idade estudantil diria que era a estação que mais me agradava. Significava que não tinha aulas, que podia brincar o que me apetecesse sem preocupação de fazer os vulgarizados TPC (e naquela época éramos bem massacradas) e que os dias eram longos e cheios de sol para prolongar as brincadeiras, especialmente na praia, dado que o sol não tinha o grau de nocividade para o qual estamos continuamente a ser alertados pelos estudiosos devido ao muito falado buraco do ozono.

Não me querendo aprofundar nesta questão não posso deixar de reflectir na relação directa entre a quantidade de exposição à radiação U.V e o risco de contrair certos tipos de câncer de pele. Os factores de risco incluem tipo de pele, queimaduras solares durante a infância e exposição a luz solar intensa. Mudanças recentes no estilo de vida, com mais pessoas a irem para férias e deliberadamente aumentarem a sua exposição a luz solar forte, são responsáveis parciais por um aumento de cancros de pele malignos. De modo a minimizar o risco de contrair câncer de pele, devemos cobrir a pele exposta com roupa ou protector solar adequado e usar chapéu. Para os olhos, devem-se usar óculos certificados para protegerem dos raios U.V.

Assim, penso ter o dever, como Avó de tantas crianças, de alertar para os excessos de exposição solar numa época que todas as crianças adoram, tal como eu gostava já lá vão uns 55 anos. Agora vejam como tudo mudou e dum modo tão acelerado que ninguém acreditaria nem se falava quanto eu tinha 8 aninhos.

Tenham um bom Verão, desde que tomem as devidas precauções. Boas Férias e façam o favor de ser Felizes.

7 comentários:

  1. Quer dizer que temos todos direito a três meses de férias...
    Pois.

    ResponderEliminar
  2. Observador,

    Reparaste que eu falei sempre em estudantes... agora e quando eu era pequenita.
    Pois...
    Agora tenho todos os meses de férias mas gosto mais dos 3 meses de Verão. E tu?
    Se fores para a praia não esqueças o protector solar OK?

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Tite

    O protector solar não me faz falta porque pareço um peixe. Sempre dentro de água.
    Nem sei como há gente que consegue estar horas infinitas ao sol.

    Gosto de três meses de verão e outros tantos de férias.
    :)

    ResponderEliminar
  4. O sol faz muito bem, desde que com as devidas precauções. E não é só na praia que devemos usar protector solar, é todos os dias...infelizmente praticamente ninguém tem esse hábito (eu incluída) e depois surgem os problemas e não percebemos porquê.
    Acho que fazes muito bem em alertar...avó é para isso mesmo...ihihih :)

    bjitos

    ResponderEliminar
  5. Tité

    Eu volto ao solstício!
    sabes que era neste dia que se homenageava a Deusa Terra? Toda a gente, tomava parte nos rituais que se prolongavam por toda a noite, e nas profundezas de Avalon, era concebido aquele que um dia viria a ser o novo Rei, marcado com o dragão e a serpente. Eram rituais mágicos, cheios de sacerdotizas e magos. Os nossos Santos populares,ainda retratatam hoje algumas reminiscências dessas noites,onde todos iam para a rua, sem Senhor ou Suserano...Depois, em Março, as parteiras tinham um mês em cheio!ihihih!

    Voltei! Estou na (in)civilização!

    Beijinhos Fada Madrinha

    Ah! Tenham cuidado com o Sol, a Tité tem mesmo razão. è preciso muito cuidado!!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Tité.
    Peço desculpa pelo engano que fiz a respeito do Observador, mas pelo teor do comentário...
    Quanto ao Verâo, por aqui este mês, se a chuva fosse notas de dólar, jã estaria marreco de tanto apanhar notas. Era marreco, mas estava milionário. Até a Hilton se esquecia logo do Ronaldo.
    Quanto à protecção solar, também peço desculpa, neste caso aos srs. doctores, mas nunca usei, não uso e nunca vou usar. Já sei... já sei... já me estão a chamar nomes. Mas deixem dar-vos uma receita que me foi ensinada pelo meu pai. Há quem goste de praia pró bronze, e há quem goste de praia, pela praia e pelo mar. Sol!... Tomar banho!...
    Não secar o corpo com toalha. Deixar o sol secar a água, e para isso chegará 30 minutos. Banhar outra vez. Dirás que isso ao fim do dia é cansativo. Sim, mas durante o dia, caminha-se pela praia, e muitas pessoas não sabem que caminhar na areia é um belo exercicio.... especilamente na nossa idade. Há montes de jogos que se podem jogar na praia - futebol, badminton, volei, corrida, etc. etc., nunca esquecendo que ao fim do máximo - 1 hora... tomar banho!...
    Com a minha idade, que sabes qual é, e não me chames velhote, tá bem?... as rugas e a pele um pouca macia demais para o meu gosto, são apenas motivo da lei natural do ser humano.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ó Dinis,

    Que rebelde que o menino é!
    Eu sei o que tu fazes e como procedias no tempo em que o teu pai é que te aconselhava.
    Nós sempre frequentámos a praia com as crianças de manhã porque a partir do meio-dia o sol não era aconselhável.
    Hoje os médicos dizem que é a partir das 11h00 am. Logo, se tens crianças com a pele branquinha como eu tenho as minhas netas e eu sei que as tuas não são moreninhas como tu, recomendo-te que usem protector solar SIM.
    Os meus conselhos não se aplicam a TEIMOSOS da tua idade ponto final
    Já me chega do que eu tenho casa, mas olha que até esse já usa protecção quando passeia pela praia uma hora que seja. Já sabe como elas lhe mordem...

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!