sexta-feira, 12 de junho de 2009

Santo António - Popular

Santo António pregando aos peixes. Guimarães. Foto tirada da Wikipédia.

Santo António é de Lisboa, em Portugal e de Pádua, em Itália.
A sua história é vasta e o seu trabalho em Itália como exímio teólogo e grande pregador foi amplamente reconhecido.
Porém, não me quero debruçar sobre a sua vida religiosa. Apenas referir-me a este Santo como um dos três santos populares mais celebrados no nosso país.

Os três santos populares, por ordem de datas dos seus festejos que se repetem pelo país inteiro são:

13 de Junho - Santo António que leva os Lisboetas para as ruas para o celebrar em todas as suas vertentes, desde o folgazão ao casamenteiro.
23 de Junho - São João que obriga os Portuenses a inundar as suas ruas em festejos que se prolongam pela madrugada armados com alhos-porro e martelinhos mais recentemente.
29 de Junho - São Pedro o mais velho e mais sisudo dos festivos santos juninos

É noite de Santo António
Estalam foguetes no ar;
Põe o manjerico à janela
E vem para a rua dançar.

Ó Vila Real alegre,
Província de Trás- dos- Montes,
Um dia que não te veja,
Meus olhos são duas fontes.

Sete e sete são catorze
Com mais sete, vinte e um
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum


Quando era pequenita as crianças iam para a rua pedir "um tostãozinho para o Santo António" que se destinava a comprar o que fosse mais indicado para fazer os tronos ao Santo António que, nos Bairros tradicionais Lisboetas serviam para atrair e reunir os seus habitantes para os grandes arraiais onde se comia a bela da sardinha no pão. Saltavam-se as fogueiras e queimavam-se as alcachofras que se deixavam nas janelas para depois de serem banhadas pelo luar diriam se os nossos amores eram ou não correspondidos.

Muito mais haveria a dizer sobre o Santo e as suas tradições populares, mas prefiro finalizar dizendo... este é o Santo da minha devoção. Com ele posso contar para tudo. Para me proteger a mim e à minha família. Para me proporcionar prosperidade e conforto. Para me ajudar a encontrar tudo o que perco com a ajuda de seu Pai. Enfim conto tanto com ele que até me viciei em comprar estatuetas de Santo António. Cá em casa já há 6 e não devo ficar por aqui.

Obrigada Santo António pelas graças concedidas.



8 comentários:

  1. Fui à noite de ST.António
    encontrei lá a Tité
    comprei-lhe um "manjarico"
    para ela me ter sempre ao pé!

    dança muito minha amiga
    com a benção do santinho
    não esqueças as sardinhas
    e do verde, o caldinho!

    Pensavas que te ia mandar beber o vinho?
    E eu? sim,e eu?
    Tenho que esperar pelo verão
    porque o meu santinho
    é o S.João!

    Fica-te com esta!

    Gostei da história!
    Quando é o dia do S. sebastião à tarde?

    Beijinhos com pá lambuzado!

    Vou prá Ardeia!
    Bou oubir os passarinhos
    She lá quijeres paxar,
    dou-te lá muitos miminhos.

    ResponderEliminar
  2. Não é Pá lambuzada...
    valha-me o Santinho!
    é pó lambuzado
    que é mais docinho !

    ( isto já é da hora! tou cos olhos em bico e cos pés em leque!)

    ResponderEliminar
  3. Tem graça, eu também tenho muitas imagens de Santo António!
    Há uma capela de Santo António na terra onde nasci que foi sempre a menina dos olhos do meu avô paterno, ao ponto de darem o seu nome, depois da sua morte, à rua que passa ao lado da capela.
    O meu casamento foi o 1º a realizar-se lá, com uma autorização especial do bispo...
    A minha mãe era uma grande devota deste Santo e eu, apesar da fé muita abalada, continuo a comprar imagens dele.
    Até tenho uma do mestre José Franco, do Sobreiro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Quica,

    Imagino que tu estarás mais ligada afectivamente ao S. João pois o Porto tem tradições muito ligadas a esse Santo.

    Acho, no entanto, que tens que lhe pedir a alegria de infância. Não é verdade que existe uma criança dentro de cada coração? Então, enquanto viras criança esqueces as nostalgias que de vez em quando te atacam.

    Beijos no teu coração

    ResponderEliminar
  5. Rosa do vento que passa,

    Com tantas agitações que nos atormentam.
    Com tantas preocupações sobre o ambiente.
    Com tantas inseguranças que nos invadem.
    Que mal tem buscar um porto seguro se esse porto é só... um Santo?
    Gostamos dele porque responde aos nossos pedidos.
    Se em vez de encher a casa com peças desumanizadas e desinteressantes a adornarmos com peças lindas como as que os artistas produzem, aí eu alinho e hei-de comprar mais algumas.

    Do falecido José Franco não comprei ainda nenhum S. António e olha que estou a viver bem perto da sua linda aldeia.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Também gosto do Sto. António...nunca mais me esqueço daquela parte do sermão em que ele dizia (há tanto tempo mas ainda tão actual) que melhor seria se fossem os peixes pequenos a comer os grandes, porque para alimentar um peixe grande é preciso muitos pequenos, mas um grande chegaria para alimentar os muitos peixes pequenos.

    :)

    bjitos

    p.s. - por aqui festeja-se mais o s.pedro...no fim do mês teremos uma semana de farra...:)

    ResponderEliminar
  7. Lilipat,

    Neste nosso pequeno País, não há cidade, vila ou aldeia que não comemore o seu santo popular.

    E ainda bem porque senão haveria uma grande ciumeira, n'era?

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  8. Quica,

    Obrigada pelo manjerico.
    Está muito cheiroso e a quadra está um mimo.

    Quanto ao pó lambuzado eu percebi o que querias dizer.

    A pressa é inimiga do óptimo.

    Beijosssss

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!