segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aqui quero perder-me... de novo

Hoje venho confessar-me...

... estou debilitada psicologicamente.

Isso pode acontecer, não pode?


Num blog desportivo para onde a minha prática diária, como blogger do "Leoa Assanhada", me conduz habitualmente, leio um comentário, que não me atrevo a transcrever mas me deixa brutalmente chocada por chamar "macaco a um preto que ele não é racista porque preto nem sequer é raça".

Mais grave ainda... o energúmeno, autor deste comentário, assinava "Juve Leo" e culpava o cujo dito macaco de responsável pelos acontecimentos de Alcochete no jogo de júniores entre Sporting e Benfica.

Fiquei tão de rastos que nem me atrevo a navegar na blogoesfera leonina nos dias mais próximos com receio de o voltar a encontrar. O pior é que energúmenos destes existem em todas as claques desportivas e, especialmente na Leonina, Dragões e Diabos. Isso não me tranquiliza nada muito antes pelo contrário.


Fujo da política para me alienar dos seus "enredos" chocantes e o desporto não me compensa.

Como se não bastasse, hoje, resolvi matar saudades de blogs amigos que não visitava há muito e cuja temática é bem diferente da que me queixo atrás. Os temas são mais literatura, política, sociedade, por aí...

Depois de comentar nalguns sítios com os quais me identificava mais parei no Brilho da Vida que sempre me puxa para cima. Mas nem sempre isso é verdade. Deparei com um post onde se comentava mais uma morte a juntar a tantas de que temos tido notícia nestes últimos tempos e esta de um ser anónimo de 28 anos que tinha um blog onde trocava ideias sobre a sua tentativa de elevar a sua auto-estima através da decisão tomada de fazer uma dieta, ginástica e a ajuda de medicamentos para conseguir emagrecer e voltar a ser linda e parecida com alguns dos seus ícones de referência como a Cláudia Raia e outras estrelas brasileiras suas compatriotas.


Resultado: morreu há 15 dias com um AVC, segundo notícia que pude confirmar noutro blog.

Como tenho uma sobrinha que era linda com mais uns quilos do que os que agora pesa e que não quer parar a dieta quando já parece um esqueleto ambulante, percebem porque fiquei tão deprimida?

Sinto-me frustrada e, pior ainda, acho que a minha geração que tanto lutou para construir esta sociedade está a chegar à conclusão que não valeu muito a pena. Os filhos foram mimados demais e tudo lhes foi dado de bandeja estando agora a passar a fase de nem darem ouvidos aos que experienciaram situações e vivências bem traumáticas que eles nem sonham. E continuam a fazer o que eles dizem que sabem muito melhor do que nós. OK! Tudo bem! Eles já sabem e nós "desaprendemos". Eles estão a viver e nós já estamos na prateleira.

Tenho mesmo que parar de navegar na blogoesfera até recarregar as minhas baterias para ter estrutura para aguentar tantas mortes, desilusões políticas e "Skin heads" das claques que não ajudam a pacificar este mundo violento que no meu tempo era de guerra pela libertação de povos e agora é assim.. de natureza totalmente gratuita.


Desculpem a dose mas assim escusam de procurar pela Tité ou por onde é que ela anda porque a Tité vai desaparecer no jardim durante uns tempos para bem da sua sanidade mental se é que ainda vai a tempo.

Aceitem as minhas flores com desejos de "PEACE & LOVE" e... até breve!!!

19 comentários:

  1. "Hoje venho confessar-me...

    ... estou debilitada psicologicamente.

    Isso pode acontecer, não pode?"

    Pode, cara tité... Pode...

    estar-se debiblitado psicologicamente é um estado ao qual todos temos direito...

    Essas coisas que refere no longo post que nos deixa e que tanto a entristeceram e deixaram algo preocuoada e confusa fazem parte da rotina, na blogosfera...

    Também há dias vi uma colega minha (que só conheço virtualmente pelo blog dela) ser injuriada pela cor da sua pele, num blog alheio... e mais tarde, recebeu um ou dois comentários anónimos com vocabulário nada ético sobre a sua raça...
    Há de tudo, Tité. Tal como na vida real... Tanto que vemos disso quando andamos pela rua, olhando para as tricas das vizinhas, olhando para a forma como quem nos ama nos trata (nem sempre da melhor forma)... Portanto, tudo faz parte do caminho da nossa vida e das nossas experiências... Quer por estradas tumultuosas e obscuras como por jardins floridos como esses que nos deixa, do seu jardim.

    A vida... E sabe melhor do que eu... É tão injusta, tão dura, tão tudo e tudo e tudo...

    vou clicar nesses links que deixa e vou ler... Não pelas desgraças que referem por lá, mas para ampliar a minha visão sobre aquilo que o ser humano ainda é capaz de fazer...

    e acredite que hoje eu já não precisava de mais desilusões sobre a nossa espécie: a humana. Já tive a minha dose, hoje... Sabe Deus.

    Beijo grande

    (deixo um ao Dinis, se ele por aqui passar)

    ovinho*

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Tité

    quem sou eu para te dizer que deites para trás das costas, que aquilo que nos parece hoje, amanhã já não é, que não vale a pena penar pela vida dos outros...etc.etc.etc.

    Tal como qualquer um de nós, tens o direito de te sentires revoltada e de dizeres " desculpem, mas eu estou entupida!"

    Não vou estar aqui com "recados", do que deves ou não fazer, isso seria um insulto à pessoa linda que és!
    Mas sabes um segredo? todas nós da nossa idade temos filhos, sobrinhos e amigos fruto de uma geração (a nossa)que tentámos dar-lhes muitas vezes não da melhor forma, toda a liberdade que nós não tivemos, porque também nós na idade deles (pensámos,não dissemos)que nós é que sabiamos e que os nossos educadores estavam errados.
    Infelizmente, e felizmente para nós pais, não fomos os maiores causadores desta desordem espiritual e humana que a nossa juventude vive. os principais causadores de tudo isto, são os estériotipos da sociedade que foram modelando subtilmente a educação, os hábitos e os valores dos nossos sucessores, para que melhor sirvam os seus propósitos.
    a minha Bengalinha diz, e eu concordo com ela, que a geração dos nossos netos é a eleita para transformar estas malformações todas que vivemos. Temos que acreditar que assim será. Ela chama-lhe a "geração da Luz" e diz que devemos acreditar nela!

    Minha querida, faz o teu "luto" moral e espiritual, mas lembra-te que a Pó de Estrela sem a sua Fada Madrinha,não funciona!

    Fica com toda a poeira dourada que precises, para curar a tua alma.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Afinal, estava eu a escrever, e a ovinho saltou por cima de mim! Eu era a número um! Estou como o Calimero!!!não há direito, sou uma infeliz...ihihih

    ResponderEliminar
  4. Tité,

    Logo hoje que tive um tempo para vir conhecer o seu cantinho, gosto sempre dos comentários que faz na blog da Quica, encontrei este desencanto todo pelos seres humanos.
    Não pode deixar abater-se por alguns serem tão severos e injustos nas suas avaliações de outros seres humanos. Nós somos todos diferentes e vemos o mundo com olhos diferentes mas estamos no planeta para evoluirmos e ajudar aumentar a luz que tanta falta faz àqueles que só vêm a escuridão. Não nos podemos esquecer que somos todos Um. Tudo está sempre em mudança e acredito que aqueles que hoje lhe provocaram essa dor vão certamente evoluir na altura certa.
    Vou voltar com tempo para ler alguns dos seus textos e apreciar melhor o seu jardim e as suas flores….é tudo lindo!
    Um grande abraço de luz

    Sabe, tenho uma irmã a quem os sobrinhos todos chamam de Tité....achei lindo!

    ResponderEliminar
  5. Amiga faz como eu...fecha para balanço da alma.Por vezes é preciso.
    Bjs e posso perder-me contigo no teu jardim??

    ResponderEliminar
  6. Quica!! eu fico sempre por cima!! Só quero ficar em baixo para apanhar a fruta das árvores da Tité!! (cf. antepenúltimo post!!)

    ovo*

    ehehehehehhe

    ResponderEliminar
  7. Compreendo a amargura.
    mas é preciso andar para a frente e evitar que a má onda vença, impondo os verdadeiros valores..

    ResponderEliminar
  8. Tite,
    conselhos se fossem bons vendiam-se não se davam, por isso abstenho-me, só te digo que vou sentir a falta, já ocupavas um lugar especial! Mas vai, descansa e volta quando tiveres vontade, por mim cá fico espera!

    Beijinhos

    Linda

    ResponderEliminar
  9. Amiga.
    Como sabes vivo do outro lado da 2ª
    circular e no entanto, continuamos a ser bons amigos.
    Com a nossa idade, meninos destes nem sequer merecem lermos os seus comentários. No calão da nossa cidade : - São putos. Mas concordo contigo. Tira umas férias. Trata do teu jardim, mas não demores muito. Sentimos a tua falta.
    E cuidado com a Ovinho. Olha que ela não se esquece da fruta.
    Um abraço grande do Dinis e da Dina.

    ResponderEliminar
  10. Amiga,
    Fizeste bem em desabafar. Alivia.
    Claro que há coisas que nos chocam mas, não podendo mudar o mundo todo de uma vez, temos que contornar com sabedoria, aquilo que no momento não podemos modificar. Parar é sempre bom. Se for entre as flores melhor. Recupera e volta depressa. Ficamos à tua espera.
    Beijinhos,
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  11. É até muito normal estares assim, dadas as circunstâncias...essa tua sobrinha é mais um caso desses tantos que aparecem, espero mesmo que ela não aprenda da pior maneira.
    Sinceramente não sei o que te dizer para te animar, mas há um ditado bem antigo que diz "Não há mal que não acabe, nem bem que sempre dure." Por isso, mais tarde ou mais cedo a tua sanidade mental e humor estarão de volta...:)

    bjitos

    ResponderEliminar
  12. Tité,

    Agora que andei por aqui há tempos a descobri-la e aos seus queridos netinhos é que se vai embora?!
    Não, nem pensar!
    Ontem vim cá através de outro espaço a julgar que me vinha divertir consigo, que aqui havia humor futebolístico, mas afinal a coisa é bem séria e triste. Já nem consegui escrever, o sono estava a pegar-me e este post merecia que estivesse bem acordadinha para lhe deixar o meu miminho.
    Quanto ao resto é lamentável, mas infelizmente o culto da imagem e as facilidades têm criado objectivos de vida em "alguns" jovens que os levam a um vazio enorme. No entanto alegre-se porque também há um bom punhado deles apostados em construir um mundo capaz e a fazerem trabalhos fantásticos.
    Deixo-lhe beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Cara Tite
    Podes crer que navega por aqui gente em pior estado e o que quer é encontrar desse lado uma porta aberta...
    Sei do que falo!

    Abraço e força para a poderes dar aos outros

    ResponderEliminar
  14. Sei que estás triste com tudo o que aconteceu mas venho só dizer obrigada pelas palavras que deixaste no meu blog. Que bom Tite, fico muito contente que tenhas gostado e que tenha provocado em ti essa sensação da paz e liberdade. Demais, não perdemos nada em tentar.
    Um grande beijinho,
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  15. Hoje passo de mansinho para lhe deixar um carinho... espero que esteja a aproveitar esse descanso.

    Beijinho grande
    CA

    ResponderEliminar
  16. Amizade
    Quem não precisa de um Amigo,
    de alguém para partilhar suas coisas?
    Ter amigos e ter a melhor relação
    com o mundo, é jamais pensar
    que se está só, sem ninguém.
    Quem tem Amigos na verdade
    possui tesouros, mas devemos
    tratá-los com o devido cuidado,
    como se fosse uma jóia preciosa
    de grande valor que não
    encontramos em todo lugar.
    A você o meu muito obrigado por tudo.
    Quem tem um Amigo nunca está só,
    está em boa companhia.
    Eu tenho você uma grande pessoa,
    uma grande amizade.
    Você é a honestidade, a sinceridade e
    o carinho que traça o perfil
    de uma amizade completa.
    Obrigada por sua amizade!
    QUE DEUS ALEGRE SEU CORAÇÃO LINDO!
    AMO VC...
    ...beijos

    ResponderEliminar
  17. O que me espanta é que percas tempo e valorizes uma atitude escrita de uma pessoa que pelos vistos nem merece que se fale dela.

    Mas, obviamente, percebo e aceito o nque dizes.

    Mas, por favor, esquece rapidamente esse episódio.

    ;)

    ResponderEliminar
  18. Amiga,
    Gostei muito de a conhecer...de saber que ainda existem pessoas sensíveis...com os momentos menos bons dos outros...
    Mas chegamos a esta altura e já temos que nos preparar psicológicamente para o que por aí vier...está tudo virado de pernas para o ar...mas temos de continuar a acreditar que tudo muda e Deus está lá... para nos ajudar a levar esta aprendizagem e para nos proteger.
    Gostava que visitasse o nosso cantinho...
    As suas fotos e textos são lindos. Gostei mesmo.

    Abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  19. Mer,

    Eu também gostei de de te receber no meu cantinho e de visitar o teu lindo Retiro.

    Acontece que não pude comentar por lá por que a tua caixa de comentários não regista o que lá escrevo por muito que escolha a forma do meu perfil.

    Isso já aconteceu noutros blogs e, penso ajudar, se te disser que podes fazer alteração nas definições de comentários. Basta colocares "qualquer pessoa" e em "janela de pop-up". Caso contrário nunca vou conseguir deixar-te um comentário o que parecerá ingratidão da minha parte.

    Abraços Amigos de Magia

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!