...o tempo suficiente para ser testemunha de acontecimentos que me encheram de alegria e orgulho como cidadã do mundo e como amante da liberdade e do respeito pela igualdade.
O 1º acontecimento foi o 25 de Abril que restaurou a liberdade e a democracia no Portugal onde nasci e onde espero morrer. O Movimento Militar (MFA) que o levou a cabo permitiu, com esse facto histórico, libertar outros povos (Guiné, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor) e evitar que os nossos filhos e seus sucessores tivessem a obrigação de fazer uma guerra que nós não pedíamos nem desejávamos.
O 2º acontecimento teve a ver com o fim do Apartheid (segregação social) que se vivia na África do Sul, regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Associado a este acontecimento tivemos também a libertação da prisão do maior lutador africano contra este regime - Nelson Mandela.
O 3º acontecimento teve lugar há dois dias. Ainda se sentem as vibrações em todo o mundo pela repercussão que teve a eleição de Barak Obama, um cidadão Afro-Americano, como presidente dos EUA, país que pretendia ser o campeão da liberdade e da democracia, mas que tinha preconceitos raciais que o impedia de realizar tal feito.
É claro que, depois destes felizes acontecimentos, continuo a ter ideais que ainda me parecem utópicos mas que nunca irei desistir de os ver realizados. São eles: o fim da corrupção e a erradicação da fome no mundo já que a paz total me parece ainda mais utópica.
Será que viverei tanto tempo? A esperança é a última a morrer...
Fotos tiradas d'aqui e d'aqui
Parabéns pelo seu blog e se me permite, subscrevo na integra este post.
ResponderEliminarQue este século XXI seja para os nossos filhos e netos o concretizar de tão nobres desejos.
Bjinho