segunda-feira, 3 de maio de 2010

Criancinhas


"Devida Comédia" é o artigo de Opinião assinado por Miguel Carvalho na Revista Visão. O assunto Criancinhas, tratado há mais de 3/4 anos continua a revestir-se da maior actualidade e, por essa razão ao relê-lo, senti-me no dever de o republicar aqui como alerta aos meus leitores Pais, Avós ou Encarregados de Educação que porventura não o tenham lido.

Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo

A criancinha quer Playstation. A gente dá.

A criancinha quer estrangular o gato. A gente deixa.

A criancinha berra porque não quer comer a sopa. A gente elimina-a da ementa e acaba tudo em festim de chocolate.

A criancinha quer bife e batatas fritas. Hambúrgueres muitos. Pizzas, umas tantas. Coca-Colas, às litradas. A gente olha para o lado e ela incha.

A criancinha quer camisola adidas e ténis nike. A gente dá porque a criancinha tem tanto direito
como os colegas da escola e é perigoso ser diferente.

A criancinha quer ficar a ver televisão até tarde. A gente senta-a ao nosso lado no sofá e passa-lhe o comando.

A criancinha desata num berreiro no restaurante. A gente faz de conta e o berreiro continua.

Entretanto, a criancinha cresce. Faz-se projecto de homem ou mulher.

Desperta.

É então que a criancinha, já mais crescida, começa a pedir mesada, semanada, diária. E gasta metade do orçamento familiar em saídas, roupa da moda, jantares e bares.

A criancinha já estuda. Às vezes passa de ano, outras nem por isso. Mas não se pode pressioná-la
porque ela já tem uma vida stressante, de convívio em convívio e de noitada em noitada.

A criancinha cresce a ver Morangos com Açúcar, cheia de pinta e tal, e torna-se mais exigente com os papás. Agora, já não lhe basta que eles estejam por perto. Convém que se comecem a chegar à frente na mota, no popó e numas férias à maneira.

A criancinha, entregue aos seus desejos e sem referências, inicia o processo de independência meramente informal. A rebeldia é de trazer por casa. Responde torto aos papás, põe a avó em sentido, suja e não lava, come e não limpa, desarruma e não arruma, as tarefas domésticas são «uma seca».

Um dia, na escola, o professor dá-lhe um berro, tenta em cinco minutos pôr nos eixos a criancinha que os papás abandonaram à sua sorte, mimo e umbiguismo. A criancinha, já crescidinha, fica traumatizada. Sente-se vítima de violência verbal e etc e tal.

Em casa, faz queixinhas, lamenta-se, chora. Os papás, arrepiados com a violência sobre as criancinhas de que a televisão fala e na dúvida entre a conta de um eventual psiquiatra e o derreter do ordenado em folias de hipermercado, correm para a escola e espetam duas bofetadas bem dadas no professor «que não tem nada que se armar em paizinho, pois quem sabe do meu filho sou eu».

A criancinha cresce. Cresce e cresce. Aos 30 anos, ainda será criancinha, continuará a viver na casa dos papás, a levar a gorda fatia do salário deles. Provavelmente, não terá um emprego. «Mas ao menos não anda para aí a fazer porcarias».

Não é este um fiel retrato da realidade dos bairros sociais, das escolas em zonas problemáticas, das famílias no fio da navalha?

Pois não, bem sei. Estou apenas a antecipar-me. Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo. E então teremos muitos congressos e debates para nos entretermos.

12 comentários:

  1. este está nos meus arquivos, mas permanece actual.

    ResponderEliminar
  2. Amigos Carlos e Terezinha

    Muito gostaria que os Educadores de Hoje tivessem em atenção os perigos de não se dar educação aos Educadores do Futuro pois ninguém saberá educar se não for bem educado.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Era bom que muita gente conhecesse este artigo mas tal não acontece...
    Infelizmente!
    Abracinho

    ResponderEliminar
  4. Não fui assim como mãe, se chegar a ser avó também não o serei...:-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Já descobri e onde posso subscrever este artigo? uau bem actual e infelizmente há muitos pais assim . parece que os meninos são o centro do mundo tudo gira à volta deles. infelizmente.eu como professora que fui havia situações que me tiravam do sério estas eram essas situações. :ele é que decide. Ele é quem sabe; ele é... esta frase enoja-me.kis :)

    ResponderEliminar
  6. Queridas amnigas

    maria teresa,
    Rosa dos Ventos e
    AVOGI


    Ainda bem que vocês me compreendem...
    pena que as nossas ideias não tenham passado de maõs.

    Quando os educadores de agora se derem conta do erro já é demasiado tarde.

    Abreijos

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Como no próximo domingo, dia 9 de Maio, se celebra o Dia das Mães no Brasil, resolvi fazer uma pequena homenagem às minha amigas brasileiras, publicando, no SÁBADO, um post no meu blog OLHAI OS LÍRIOS DO MACUÁ

    Lá encontrará um pequenino presente que fiz para TODAS as minhas amigas, sem excepção.
    Espero me dê o prazer de ir buscá-lo e colocar na sua sidebar.
    Até lá, obrigada.
    Beijinhos
    Mariazita

    PS - Voltarei para comentar logo que possível.

    ResponderEliminar
  8. Olá! Recebi os seus comentários e respondi, só não sei se vão ter à caixa de email. De qualquer forma gostei da sua visita e acabei por saltar ao link que me enviou e aproveito para lhe mostrar este http://yumenokuni.wordpress.com/2010/05/03/another-brick-in-the-wall/ e este http://yumenokuni.wordpress.com/2010/04/29/o-meu-primeiro-vicio/. Sei que só tenho 26 anos, mas as crianças de hoje são efectivamente muito diferentes das dos anos 80.
    E concordo com tudo!

    ResponderEliminar
  9. Cara Tite, tenho 39 anos, sou pai de 3 raparigas (7,5 e 2 anos) e procuramos (eu e a minha cara-metade) transmitir-lhes os "valores" que nos foram transmitidos pelos nossos pais e avós.
    Somos acusados de muito severos?
    Somos (nos não achamos nada), mas sabe temos a noção que as nossas "negas" agora são vistas como demasiado severas, mas no futuro irão dar os seus frutos e não nos arriscaremos a ficar com os "queixos" deslocados e com um olho roxo.
    Adorei o seu post e desde já peço-lhe autorização para publicá-lo no meu blog.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Caro RSM,

    Em 1º lugar quero agradecer a tua visita pois já tinha visitado o teu blog mas não não me atrevi a comentar porque vi a tua idade e, normalmente o pessoal da tua geração nem sempre acha piada aos Avós metediços.
    Agora já percebeste, certamente a minha posição perante vários assuntos e assim... ficámos mais à vontade.
    Podes levar o que quiseres para o teu blog pois eu acho que este assunto está na ordem do dia perante a má educação das criancinhas de que os Pais não se apercebem a não ser demasiado tarde.

    Uma vez mais grata pela tua visita e volta sempre que queiras.

    Beijossssss

    ResponderEliminar
  11. Olá yumenokuni!

    Que prazer ter-te por aqui.
    Queria que soubesses que já visitei todos os teus blogs e que me pareceu, num deles que fazes da fotografia um hobby. Estou enganada ou é mesmo a tua profissão? É que aquelas fotos são espectaculares tais como as de um outro blog, igualmente interessante, de uma Brasileira que vive na Suécia cujas fotos são de uma sensibilidade feminina extraordinária.

    Já vou à tua casinha ver o que me aconselhas.

    Beijosssss e volta sempre que queiras

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!