terça-feira, 30 de março de 2010

O prometido é devido (III)

Visitando as Receitas da Dina deparei com um Doce de Maracujá que logo me despertou a atenção. Sou fan de Maracujás e desde que visitei o meu filho pela 1ª vez em Moçambique fui fiel depositária de uma receita, extremamente simples, que a Tia Alice (que Deus já lá tem) da minha nora Sara, se dignou oferecer-me. A Delícia de Maracujá, assim se chama o doce, pode ser apresentada das mais diferentes formas mas eu tirei-lhe uma foto quando a desenformei e ficou assim...


A foto ficou péssima (tirei-a sem preparação e contra-luz quando estavam a chegar visitas para o almoço) mas a Delícia ficou mesmo como diz o nome.

8 maracujás
1 lata de leite condensado
1 gelatina Royal de Maçã ou Tutti-Fruti ou Frutos Tropicais

Fazer a gelatina Royal de acordo com as instruções da caixa.
Enquanto a água aquece, abrir os maracujás ao meio e tirar o miolo com uma colher de sobremesa para dentro de uma tigela batedeira.
Verter a lata de leite condensado por cima do sumo e mexer até envolver bem os maracujás.
Logo que se junta a gelatina à água quente para dissolver e se envolve tudo com a outra metade da água gelada, pode envolver-se tudo com o preparado anterior dos maracujás com o leite condensado e verter tudo numa tigela de vidro bonita para ir à mesa (assim não necessita de decoração adicional pois à transparência vê-se a cor esverdeada do maracujá com as suas sementes espalhadas pelo creme) ou numa forma com feitio para entornar depois de esfriada em prato de bolo e decorar a gosto, como é o caso da foto, cuja delícia foi decorada com caramelo e fisalis colhidas no meu jardim.


Garanto-vos que é mesmo uma delícia e que esta é a sobremesa favorita da minha neta Sofia. Aproveito igualmente para aconselhar a sua confecção nesta semana da Páscoa. É mais uma sobremesa e não custa nada a fazer.

Se mencionei o blogue da minha amiga Dina é porque o acho digno de ser visitado e porque lhe deixei um comentário no post sobre o seu Doce de Maracujá. Assim... o prometido é devido.

Nota: Costumo fazê-la de um dia para o outro para servir bem fresquinha.

Fotos dos frutos retiradas da net

12 comentários:

  1. Para a próxima experimento esse...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Tité
    Adoro maracujá, a fruta da Paixão (refere-se à Paixão de Cristo), e esta receita é tão simples que não resisto a copiá-la e expermentá-la nesta Páscoa. Como dizes "é mais uma" e deve ser mesmo uma delícia.
    E como o almoço de Páscoa é cá em casa, e somos 16 pessoas, convém ter doces com fartura :)))

    Tens razão quanto à "ilha". É, de facto, a Ilha de Moçambique. Também estive em Nampula, fui para lá acabadinha de casar, para ter o 1º.filho. Podes, se quiseres, ler essa minha aventura em "Saudosa África Distante 1/1". (Re)publiquei há pouco tempo.

    Desculpa ter-me alongado tanto.
    Uma noite feliz.
    Beijinhos

    PS - AMANHÃ HÁ POST NOVO NO "HISTÓRIAS".

    ResponderEliminar
  3. Huummm que bom aspecto.
    Outra coisa em comum: adoro cozinhar e fazer coisas novas.
    Vou de certeza experimentar esta receita, pois costumo ir até Ponte do Rol(T.Vedras) na véspera da Páscoa estar com os amigos e levo sempre um doce!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Tite,
    também gosto imenso de marajucá, a receita é muito tentadora, o aspecto é maravilhoso e muito simples de fazer.
    Vou experimentar, obrigada pela sugestão!

    Deixo um beijinho com votos de uma Santa e Feliz Páscoa,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  5. Que delícia Tite!! A culinária portuguesa está entre as minhas favoritas e a que mais gostei nesta viagem a Europa! Paris é mesmo a cidade mais linda desse continente, há algo especial nesta cidade! Sobre as suas dicas, todas corretíssimas. Sim, passei muito frio e de fato é a última vez que viajo no inverno...só quero saber da primavera agora :))))

    Muitos beijos minha amiga :)

    ResponderEliminar
  6. E onde é que encontras maracujás nesta altura do campeonato?
    A minha irmã tem muitos mas não nesta época...

    Vou às receitas da Dina procurar a receita de um doce ou bolo para esta Páscoa...eu que sou um zero à esquerda em doces, bolos e afins!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Mariazita

    Li tudo o que escreveste sobre África no teu blog e podes crer que vou estar atenta a novas postagens.

    A Ilha agora já tem Hotel e outros tipos de estalagens bem à frente. Quando lá estive fiquei em casa de um Arquitecto Italiano amigo do meu filho que tem feito maravilhas de restauros nas casas coloniais e outras de raís sem perderem a traça africana.

    Sobre o temporal só te digo que foi a coisa que mais me impressionou quando lá passei o meu 1º Natal. Num momento o céu escurecia e desabava sobre nós e minutos mais à frente o sol surgia e tudo secava como se estivéssemos noutro país com as estradas a exalarem vapor para a atmosfera.

    Como vês, falar sobre Moçambique deixa-me verborreica rsrsrs

    ResponderEliminar
  8. Querida Kira,

    Constatei a tua felicidade através das tuas postagens sobre a tua visita à Europa.

    Agora que experimentaste e se puderes voltar, não esqueças de o fazer no Verão e aproveitar para passear no Sena num dos Bateaux Mouche para ter uma perspectiva diferente mas igualmente linda e romântica da cidade Luz como é justificadamente chamada.

    Páscoa Feliz

    ResponderEliminar
  9. Dina,
    Anónimo,
    Ana Martins,


    Cá em casa posso fazer muitas sobremesas e acreditem que tenho que me controlar para não fazer todas as semanas pois, desde que deixei de fumar, o aumento de peso anda a atormentar-me de novo, mas quando tenho visitas, se não fizer esta perguntam sempre se não me esqueci de a colocar na mesa.

    É que é tão desenjoativa e refrescante que no Verão é mesmo escusado tentar fugir a ela. Só se não houver maracujás no Supermercado.

    Uma vez substituí o fruto pelo sumo que também se vende em latas. Minha nossa!!!! Jurei para nunca mais. O ácido do sumo em conjunto com os conservantes tornou a sobremesa intragável.

    Não retirem as graínhas pois isso, além de dar um ar de decoração da sobremesa ainda lhe dá um gosto exótico que parecem estalinhos a rebentar na boca.

    Como se pode perceber - ADORO ESTA SOBREMESA!!!!

    Páscoa Feliz a todas

    ResponderEliminar
  10. Rosa dos Ventos

    Não me digas que não tens nenhum Supermercado por perto?
    Aqui, na Lourinhã, tenho o Intermarché, o Pinto Doce e o Lidl e todos eles costumam vender esta fruta, sem esquecer as frutarias e o Mercado Municipal.
    Nas bancadas onde normalmente se encontram os frutos exóticos ou tropicais, normalmente os maracujás encontram-se junto aos abacates, acerolas, physalis, etc.

    Esta receita, de tão fácil que é, costumo ensiná-la às jovens donas de casa que hoje em dia odeiam cozinhar e passam a pasta aos maridos. Assim elas não se recusam e fazem boa figura com a surpresa.

    Uma pessoa tão viajada como tu tem que forçosamente conhecer também Supermercados rsrsrs (brincadeirinha).

    A propósito de Gastronomia... quando é que vamos comer o velho sável?

    ResponderEliminar
  11. Acho que os maracujás da minha sogra vão ser alvo de um assalto hoje à tarde ... :)))
    Embora deva resistir à tentação ...

    Passei para desejar uma SANTA PÁSCOA.

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!