quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Qual donzela ofendida

Hoje apeteceu-me contar uma história verdadeira, passada comigo não há muito tempo mas que me vem fazendo sorrir sempre que saio de casa o que, nos dias que correm, é uma boa forma de descompressão. Então cá vai...

Era uma vez uma gata siamesa muito gira que em tempos apareceu cá por casa parecendo abandonada e faminta. Miava insistentemente ao ponto de impressionar meu marido que, sem saber o que lhe dar para lhe mitigar a fome e sem prática alguma com felinos, lhe espetou com um prato à frente contendo restos do nosso almoço do dia - salada de atum que, como é sabido, além de feijão frade e o respectivo atum, leva ovo cozido às rodelas, salsa e cebola picada bem como azeitonas a gosto. Soube mais tarde que os gatos odeiam cebola por lhes fazer muito mal. Escusado será dizer que a gata, esfomeada como estava, comeu tudo sem tocar numa partícula que fosse da dita cebola que, posso jurar-vos, a tinha picado bem até demais.
A gata, mais tarde batizada por nós de Bi-Xana, adotou-nos bem como ao jardim e tão bem se sentiu que daí em diante as suas ninhadas passaram a nascer na garagem. A filharada foi sendo distribuída à medida que ia nascendo e se emancipava da mãe gata até que, da última de 7 filhos, nascida em Junho passado, dois dos quais nados-mortos, apenas conseguimos dar um casal siamês mas, os que lhe fugiram ao controlo da raça, dois pretos (o Yannick e o Djaló) e uma cinzenta (a Lucy), foram ficando por cá até que alguém goste tanto deles que nos permita a sua oferta gostosa.

O que verdadeiramente justifica que vos conte esta história foi o facto de me ter adaptando a um diálogo humano-felino que jamais me teria passado pela cabeça ser capaz antes de ter adotado a Bi-Xana. Falamos bem uma com a outra e entende-mo-nos às mil maravilhas. Ela mia e eu... respondo. Eu falo e ela... mia.


Ora um dia destes, tendo saído de manhã e regressado a casa quase em cima da hora do almoço, decidi retirar um saco de leitão congelado que coloquei sobre a mesinha existente no alpendre da cozinha uma vez que o sol estava bem quente e ajudaria a descongelação natural do dito leitão enquanto prepararia o respectivo acompanhamento. Lá fui pondo a mesa, fazendo a salada, cortando umas rodelas de laranja e fritando as batatas quando o meu marido me pergunta pelo leitão. Saí decidida e ao procurar pelo dito saco, que não se encontrava onde o coloquei, nem queria acreditar no que me dizia o meu marido, que o mesmo teria sido levado pela Bi-Xana. Já me preparava para fazer uns ovos estrelados em substituição do petisco, quando o meu marido, que felizmente decidiu ir à "sala de refeições" dos felinos, me trouxe o saco já aberto e sem um pedaço de leitão, não sem antes dar uma boa sapatada na atrevida ladra. Sentida por ter sido agredida, desapareceu por umas horas e, mais tarde dirigiu-se-me a fazer queixas do dono. Ao contrário do habitual não a apoiei e disse-lhe, bem zangada, se era assim que tratava os donos que nunca lhe falhavam com as refeições a tempo e horas para ela e os filhos e ela, qual gata rafeira e esfaimada, se dava ao luxo de roubar a refeição dos próprios donos sem qualquer justificação só porque... era leitão.

A coisa foi de tal modo que durante 3 dias não vi Bi-Xana nem filhos e ao fim desse período, julgado por ela suficiente para se auto-punir pelo acto irreflectido, lá apareceu com muito cuidado e por períodos fugazes para pisar o terreno e ver se finalmente a teríamos perdoado. O giro da situação é que  já lá vai uma semana e cada dia que passa ela aparece mas, quando lhe falo, vira-me as costas qual donzela ofendida, como que a dizer que teria sido dura demais na admoestação e agora, quem está sentida é ela e só ela a gata mais amiga e fiel que algum humano se pode dar ao luxo de perfilhar. 

Para já não sei se aguente tamanho castigo a que estou a ser sujeita. É de ir às lágrimas de tanto rir  devido ao seu ar de, repito, donzela ofendida. E esta hein!?!?!?


10 comentários:

  1. Querida Tite, realmente esta história com a tua donzela-ofendida, é digna de relato. :)

    ResponderEliminar
  2. : )
    Valeu a pena contar.
    Gostei de ler e sorri.

    ResponderEliminar
  3. Uma delícia de história real!
    Eu também tenho três felinas e farto-me de falar com elas mas única que entra em diálogo comigo é precisamente a siamesa!
    Será uma característica das siamesas?! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Queridas amigas,

    Hoje, finalmente, a minha gata fez um break na zanga e decidiu falar-me para pedir as festas do costume. Creio que já tinha saudades. Tem um porém. Hoje quem está ofendida sou eu :-))

    Chuac
    Chuac
    Chuac!

    ResponderEliminar
  5. É bem engraçada a tua história verdadeira ! Os animais também têm que aprender a respeitar os humanos como os humanos têm que respeitar os animais !
    Beijinhos
    Verdinha

    ResponderEliminar
  6. Muito engraçada esta história da gata ofendida.
    A minha sobrinha adora gatos. Tem um já há uns anos. Há dois anos atrás iam numa estrada e encontraram uma gata morta com dois gatinhos recem- nacidos. Um qestava como a mãe, morto. O outro estava vivoi, mas era tão minúsculo que o batizaram de Bolota. Alimentaram-no a biberon e hoje é um gato grande e bonito. Mas o que eu is dizer, é que com medo que o Zyggy matasse o bolota, o primeiro esteve uma semana preso. Só depois aos poucos foram pondo o bolota perto dele, apenas só uns minutos e sempre com eles ao pé. Pois quando lhes pareceu que já não constituia perigo, e o deixaram de novo solto, (eles ficam soltos pela casa durante todo o dia, enquanto os donod trabalham) o Zyggy também amuou e teve um espaço de tempo que fugia deles quando o queriam mimar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Titamiga

    Já conhecia a Gata Borralheira, a Gata Assanhada, a Gata das sete vidas, mas desta donzela ofendida nunca ouvira falar. Mas, há sempre uma primeira vez...

    Quando a bichana Bi-Xana deixar de estar assim, avisa ké prá gente saber. E mandar-lhe uma lata de sardinhas - sem pele e sem espinhas.

    Qjs para tu, claro

    ResponderEliminar
  8. Queridos amigos Verdinha, Elvira e Henrique,

    Esta gata muito especial para mim pois ensinou-me a ver que os felinos são de facto excecionais pela sua independência, asseio e modo de criar os filhos que nem todos os humanos se podem gabar de lhes chegar aos calcanhares.

    Uma coisa estou agora a aprender também. Não gostam de partilhar o mimo com ninguém nem mesmo com os filhos (ou antes filhas) quando estas chegam à idade de se autonomizar.
    Ontem, quando lhe fazia festas, vi-a dar um enorme salto para enxotar a filha quando esta se aproximava para ter o mesmo tratamento.

    Estou mesmo a ter necessidade de me desfazer dos filhotes antes que se arme aqui um grande aranzel.

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  9. Minha amiga, como sabe adoro gatos e esta sua história é bem divertida :)
    A minha Moody :) manda cá em casa .D
    Ela dorme em cima da cama da minha filha,mas como agora ela não está cá, está na Amazónia :),aproveitámos para pintar o quarto do meu filho e ele durante uns dias dormiu no quarto da irmã.
    A Moody ofendidíssima deu em miar e arranhar o meu filho que tivemos que fechar a porta do quarto durante a noite, e esta hem! :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Amiga ,

    Por estas histórias que por aqui vão sendo adicionadas, dá para perceber que não podemos dar grande confiança a estes amigos felinos pois, quando o fazemos, corremos grandes riscos. Pelo menos de vermos grandes bigodes virados contra nó :-) quando são contrariados.

    Jokas grandes

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!