sábado, 30 de maio de 2009

Conversa da Treta ou... talvez não!!!!

Caricatura de Zé Oliveira surripiada do seu blog.

Parece anedota mas não é.
É contada na 1ª pessoa e com algum sentido de humor porque de um humorista se trata, mas poderia ter sido bem mais dramática se não fosse detectado o erro humado a tempo e horas. Senão vejamos. Ou antes... passemos à leitura do caso contado por António Feio que, como todos sabemos, anda a contas com um bichinho malvado que lhe quer causar estragos e que ele quer debelar com muita determinação e força.

"Na semana passada fiz a minha primeira sessão de quimioterapia.
O meu Oncologista receitou-me um medicamento para os enjoos (SOS) que eu muito cautelosamente fui comprar à farmácia. Eram 13h30 e estava eu à porta da Farmácia para aviar a receita. Para espanto meu, percebo que a Farmácia fecha à hora de almoço. Ok. A solução era voltar uma hora mais tarde e assim o fiz.

Quando voltei pouco antes das 14h30 (hora de reabrir) esperei que a porta abrisse. Esperei e continuei a esperar até às 14h45. E lá chegou uma senhora a falar ao telemóvel que devia estar a tratar de um assunto muito importante porque a porta primeiro que abrisse ainda demorou mais uns cinco minutos.

Finalmente consegui entregar a receita à senhora da Farmácia. Confesso que o ar da senhora era no mínimo assustador. A receita (ainda a tenho comigo, assim como o recibo do remédio) tinha escrito METOCLOPRAMIDE.

Paguei e vim-me embora.

Durante esse dia e os seguintes, os tais sintomas de enjoos e náuseas provocados pela quimioterapia deitaram-me completamente abaixo. Fui mesmo obrigado a cancelar os espectáculos que tinha a norte do País.

Na sexta-feira fui ter com o meu oncologista para lhe pedir qualquer coisa que me aliviasse o mal estar. Ele assim o fez e receitou-me um outro remédio que comecei a tomar logo e que rapidamente começou a fazer efeito. No Sábado, Domingo e Segunda, voltei a sentir-me bem.

Hoje fui novamente ao Hospital para fazer a segunda sessão de quimioterapia e, qual não é o meu espanto, quando falava do meu estado de má disposição da semana passada e mostrava os comprimidos que andava a tomar, quando percebi que o remédio que eu andava a tomar para os enjoos não era para os enjoos mas sim para a Diabetes. Em vez do tal METOCLOPRAMIDE, estava a tomar METFORMINA.

A senhora da Farmácia tinha-me, pura e simplesmente, dado um medicamento errado.

Não só passei vários dias a tomar um remédio que não me aliviava, como ainda por cima, me diminuía os níveis de açúcar no sangue!!!

Podia só ter tido um ataque de hipoglicemia.

Este texto é só um desabafo.

Agora saiam da frente que eu vou ali abaixo “TRATAR DA SAÚDE” à senhora da Farmácia. Ou não fosse hoje o DIA MUNDIAL DA SAÚDE (LOL)"

Parece uma "Conversa da Treta" mas foi de verdade! Dá para acreditar? Como é possível existir pessoas com tamanha incapacidade para o bom desempenho das suas funções profissionais? Em lugares como este não é suposto estar alguém de idoneidade comprovada para a função? Assim... não!!!! Sempre ouvi dizer que: - "com a saúde não se brinca".

A minha solidariedade com António Feio e que a sua força e determinação resultem em mais um grande sucesso da sua vida.

Recebi este texto através de mail e não resisti a publicá-lo dado o misto de humor e drama contido no mesmo.

13 comentários:

  1. Tite

    Eu NÃO posso acreditar! se fosse contado por outra pessoa ainda punha em dúvida a veracidade!Que raio de País o nosso,que continua a permitir que a incompetência, a negligência e a falta de ética profissional, marquem de tal forma a nossa alma lusa, que por vezes até temos vergonha de confessar que a temos!

    É preciso que todos tenhamos coragem para denunciar! Às vezes penso que devemos ser muitos milhões surdos, mudos e tetraplégicos.

    Para o António, envio por teu intermédio um saco cheio de Pó de Estrelas para ele não passar tão mal e não ter que parar a única "treta" boa que temos no nosso Portugal.

    Um Beijo para os dois.

    ResponderEliminar
  2. P.S. CINCO dias sem apareceres? estava a ficar preocupada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Foste ao Pó de Estrela quando eu estava a "adubá-lo". Agora, olha, volta lá outra vez!

    Jinhos para jardineira

    ResponderEliminar
  4. Pó querida,

    Sabes que além de alimentar este blog eu sou uma Leoa Assanhada (sportinguista desde que me lembre o meu Pai levar-me com ele ao futebol) e como o meu clube está em período eleitoral, tenho andado a dar uma ajuda pelos diversos blogs que visito naquela especialidade.

    Além do mais penso que também sabes que tenho participado nas BlogOlímpiadas do 100maisnemenos.

    Como não tenho formação em Ciências e as que estão a decorrer são dessa disciplina, tive que andar a estudar que nem uma maluca para apresentar resultados positivos.

    Há quem tenha outras maluqueiras. Nós por cá temos estas e tem sido bem prazeiroso conviver com o pessoal que por lá passa e que tu também conheces algumas, creio eu.

    Um grande abraço e bom FdS

    ResponderEliminar
  5. Tite

    inicialmente pensei que isto era mais uma brincadeira deste humorista...infelizmente parece que é mesmo verdade.
    Que mais poderemos dizer, perante este e outros "MUITOS mais CASOS" E OLHA QUE EU SEI do que falo.

    Não vos passa pela cabeça, quantas vezes os utentes são enganados (principalmente os reformados)com cultura matemática ou sem ela...Todos nós (se eles quiserem) somos enganados.

    Umas vezes...100intenção, é certo!...porém outras ponho em dúvida se não o serão feitas de propósito.

    Palavra que sei ALGUMAS de muitas coisas e teria ALGUMAS de muitas "provas" para as mencionar, mas aí poderia estar a meter-me numa GRANDE Teia ...daquelas muito complexas... muito poderosas, dessas que não se sai com muita facilidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. (...) depois de ler o teu comentario aqui a um visitante....

    Voltei!!!!....

    Bem! antes de mais muito obrigada pela tua participação nas várias ediçoes das blogOlimpíadas realizadas no 100maisnemenos.

    Para quem lê o teu blog, compreenderá que a tua ausência por aqui, está mais que justificada.
    1º as LETRAS - LíNGUA PORTUGUESA
    2º as Matemáticas
    3º as Ciências da Natureza.

    Na Realidade és uma avó vencedora!
    Com ESFORÇO e ALGUMA dedicação e muita VONTADE, tudo se consegue.

    Quem fez o que TU fizeste numa disciplina que não gostavas (MATEMÁTICA)...pelo lugar no PÓDIO QUE BRILHANTEMENTE ocupaste logo na tua 1ª participação... ( o certificado está lá e não o levantaste) e agora esta excelente participção nesta 1ª edição das ciências da natureza.
    És um bom exemplo para as tuas netinhas e amigos q te lêem por aqui.
    Apesar de dares alguns indicadores iniciais de desistência, NUNCA o fizeste...por tudo isso.
    Só me resta dar-te os meus sinceros PARABÉNS!!!

    Obrigada Tité./avó Tité :))

    beijinhos
    Fj


    (volto já a seguir!!!!!!!!)

    até já!

    ResponderEliminar
  7. Volta não volta...cá estou eu outra vez:

    Não sei se conheces um outro meu blog...o Dicionário 100Palavras...não??
    é assim, (em breves palavras) é um Blogue alimentado apenas e só com "palavras" alheias. Hoje (ontem) contribuíste 100maisnemenos e 100saber para que ele ficasse mais ou menos saciado por um mês... agora só precisas de te deslocares até AQUI, pois é lá que se encontra a tua preciosa palavra que servirá de alimento para cerca de um mês.
    Lê com ATENÇÃO O PERFIL do Dicionário 100Palavras... para que a minha missão não seja mal interpretada.

    espero por ti lá!!!

    Beijinhos e um bom domingo...de SOL!

    ResponderEliminar
  8. fjota,

    O que tu me foste arranjar... ou será que fui eu?

    Pois... acho que tens razão fui a causadora deste quipróquó.

    Ai mãezinha onde é que eu voltei a meter-me?

    Bem, eu já conhecia o teu blog que agora formalmente me apresentas, mas nunca imeginei contribuir com uma palavrinha que fosse.

    Sabes, no entanto, que não sou "mlher" para fugir às minhas responsabilidades. Não será hoje porque tenho muitos afazeres, nomeadamente responder ao teus último desafio de enviar as respostas das Ciências todas por mail, se ainda as conseguir colectar. Espero que sim para não parecer que estou a fugir com o rabo à seringa. Dê lá o resultado que der o que fiz foi da minha inteira responsabilidade e quero o diploma de participação.

    Dizes que não fui levantar o certificado de participação na Língua Portuguesa... Como assim? Está publicado mesmo aqui ao lado.

    Temos que esclarecer isso.

    Descansa que respondo a todas as tuas provocações, esquece... desafios!!!! eheheheh!

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Tite

    saiste-te muito bem lá pelo Dicionário... muito bem! como sempre!

    Quanto ao certificado que refiro, é o que Certifica o teu honroso 2º Lugar no PÓdio...bem melhor que ser só participante.. desse há muitos.
    Entre tantos ficar em 2º lugar é muito bom!!
    beijinhosssss

    Ps: Derivado ao falecimento ontem pela manhã da jovem Sandra (xana para os amigos)- foi hoje a sua "despedida" final.
    Deixa assim para além da pequenina Marta(2 aninhos), marido e Pais, e tb a todos os seus amigos com um vazio enorme.
    Por tudo isto ontem já não foi possivel vir à net.

    ResponderEliminar
  10. OLÁ VÓVÓ, COMO DIZEM AS M/NETAS.
    COM TODOS OS DEFEITOS E VIRTUDES DESTE PAÍS, ASSEGURE-TE QUE AQUI!... JÁ NÃO EXISTIA FARMÁCIA...
    E A FARMACÊUTICA ANDARIA À PROCURA
    DE UM BOM ADVOGADO PARA A DEFENDER.
    DO LADO HUMORÍSTICO DA HISTÓRIA...
    PEÇO DESCULPA, MAS DEI UMA BOA GARGALHADA! OLHA SE A SENHORA SE TIVESSE LEMBRADO DE DAR AO ANTÓNIO FEIO, UM LAXATIVO PARA A PRISÂO DE VENTRE?... FAÇO VOTOS PARA QUE RECUPERE DEPRESSA.
    UM ABRAÇO DOS AMIGOS D & D.

    ResponderEliminar
  11. Amiguinhos de bem longe,

    Também acho que aqui deveria suceder o mesmo. Falhou teria que pagar pelo erro.
    Mas não... na melhor das hipóteses a Sra. aqui seria mesmo a dona da Farmácia o que é bem usual.

    Felizmente não fez o efeito que se pretendia nem agravou a situação. Só não minimizou os enjoos ao António Feio, coitado, que teve que cancelar uns espectáculos.

    Com o seu sentido de humor valeu-lhe uma boa crónica em Dia Internacional da Saúde.

    Abraços do Oeste de Portugal

    ResponderEliminar
  12. E sabes porquê? Porque existem milhares de pessoas a desempenhar funções para as quais não têm qualquer tipo de formação. para além de não saberem o que estão a fazer, estão a roubar o trabalho a quem lá deveria estar, mas não esses estão no desemprego, a trabalhar em supermercados ou noutra coisa qualquer. Eu sou a prova viva disso e as áreas da saúde estão "infestadas" de gente assim. Quero acreditar que isto está a começar a mudar, mas até as engrenagens certas começarem a funcionar, há muitas outras a querer pará-las...e o lobby dos farmacêuticos é grande o suficiente para conseguir ir ganhando.
    Vou-te contar uma coisa: nos dias 29 e 29 de Maio (na semana passada) houve uma greve dos TDT (técnicos de diagnóstico e terapêutica) de quase 100% em muitos hospitais e centros de saúde. Ouviste alguma notícia sobre isso na TV? Não, pois não. Mas uma greve de enfermeiros ou de professores que mal tem repercussões aparece logo e com directos e tudo. Desculpa este meu desabafo, mas este ponto toca-me pessoalmente...a mim e a muitos colegas meus. Enquanto essa senhora anda a receitar medicamentos errados há verdadeiros profissionais em casa a desesperar por um emprego. É triste, mas é assim.

    bjitos

    p.s. - sempre gostei muito do António Feio...espero sinceramente que ele consiga superar isto...

    ResponderEliminar
  13. Lilipat2008,

    Tens toda a razão. Se o assunto já era grave antes da crise imagina agora.
    Vamos todos torcer para que não se brinque com a:
    - saúde
    - justiça
    - educação

    Nestas áreas os seus profissionais deveriam ser super-competentes ou então... demitam-se.

    A coisa está a ficar preta!

    Beijosssss

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!