sábado, 16 de maio de 2009

A Barbie já tem 50 anos

Parece que foi ontem que ela nasceu...

Os Pais da Barbie foram Ruth Handler e o seu marido Elliot que a criaram em 1959, ambos donos da fábrica de brinquedos Mattel. A ideia foi de Ruth ao ver sua filha Barbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa. Ruth criou então uma boneca que permitia exactamente o mesmo, ou seja, trocar de roupa. Associando-a à moda, a Barbie tinha uma feição adulta, diferente das bonecas da época. Assim, a imagem da Barbie (diminutivo do nome da sua filha Bárbara) sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza refinada e juventude.

Lançada ainda nos anos 50 foi, porém, nos anos 60 que começou o grande boom da sua evolução ao ser a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios.

Lançou novos modelos agora ainda mais inspirados na moda contemporânea igualando-se à típica jovem estadunidense, com seu twin-set de lã, faixas no cabelo e perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva.

Vestiu-se de Jacqueline Kennedy, primeira-dama dos Estados Unidos, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa; ganhou pernas flexíveis; seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longas pestanas e olhos azuis. Fechando a década com roupas floridas, estampas psicadélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie lançada em 1969. Também começaram a ser criadas as Barbies de Lingeries.

Se fossemos inumerar todas as evoluções não pararíamos o rol e seria até fastidioso.

Hoje, a boneca Barbie, continua inovando-se a cada dia e fazendo sucesso entre as crianças de todas as partes do globo ao ponto de a minha geração se interrogar como é possível haver tantas evoluções da boneca mais badalada do mundo e não ter aparecido ainda uma avó Barbie já que este ano se celebra o seu cinquentenário. Ou será que já apareceu e eu é que não acompanhei?

E que maneira mais indicada de comemorar o cinquentenário que ser vestida pelos maiores estilistas de moda actual? Pois é verdade, Jean-Paul Gaultier, Christian Lacroix, Karl Lagerfeld foram alguns dos estilistas que aceitaram lançar mãos à obra e desenhar peças de roupa pensadas exclusivamente para a boneca Barbie. Numa exposição realizada no passado mês de Abril, na Galerie Lafayette, em Paris, Barbie usou modelos criados por vários estilistas famosos.

Em Portugal, o Museu Nacional do Traje, em Lisboa, erigiu a boneca mais famosa do mundo em tema dominante da sua programação. Durante o fim de semana, de manhã à noite, há ateliers de moda Barbie e também de criação de contos e de pintura em volta da boneca. Mas há também filmes, uma exposição sobre Barbie no mundo da moda, e ainda visitas guiadas a imaginários tão inesperados como o da relação entre o estilo Barbie e as criações de Yves Saint Laurent.

Ouvi dizer, mas não consigo confirmar no site do Museu, que se encontra em remodelação, que esta exposição irá decorrer até ao dia 1 de Junho, dia da criança que, apesar de ocorrer a uma segunda-feira, dia de folga dos Museus, este estaria aberto especialmente para ser visitado pelas crianças curiosas de descobrir um pouco mais sobre esta "idosa" boneca.

O seu aniversário foi em Março mas como o ano é de celebração aqui ficam os meus parabéns e que viva radiosa e linda para felicidade de muitas mais gerações de meninas.

7 comentários:

  1. Tite! :)

    Bom dia! :)

    A Barbie...
    Bem, eu sou do tempo das Tuchas e da Nancy! Tive uma Nancy verdadeira, para a qual a minha Avó fazia, em lã, vestidinhos variados! Tucha nunca tive nenhuma... A tucha era a Barbie portuguesa, na época, como deve recordar-se!:)

    A febre das Barbies veio já eu era mais crescidinha!
    Apesar do que dizem, acho-a bem elegante! com as das minhas sobrinhas cheguei a divertir-me imenso, com tanto realismo dos acessórios, quase invejando aquelas coisas fashions para mim!! Até ao dia em que o meu rapazinho (há sempre um disparate pelo meio) engoliu um sapatinho de salto alto do raio da Barbie! Desde então, acabaram-se as Barbies cá em casa nas mochilas das sobrinhas!
    tudo acabou em bem, o sapatinho acabou por ser vomitado... !!!

    Esta Barbie "grisalha"... Até que gosto... Gosto de cabelos brancos naturais. E afinal, são eles a conferirem o realismo à verdadeira idade dela! Cinquentona e bem enxuta! :))

    Beijinhos grandes à Tite e a todas as que por aqui passam e com quem me vou cruzando!

    volto para a minha caverna do trabalho e prevejo que esta semana me limitarei a minutos breves para uivar no exterior!! Trabalho: imenso! A conciliar com festas! esta semana esta casa mais vai parecer a empresa dos "Sempre em Festa"! Aniversário do meu rapaz, o meu e o da tia!! :)))

    Beijossssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Esqeuci-me de lhe chamar babada, caramba!!

    BABADA!!!

    (E a Licas é outra!!!) ehehehhe

    ResponderEliminar
  3. MAMMA, LINDA!
    ADOREI!
    QUERO VER A SUSI DEPOIS, RISOS...
    UM LINDO DOMINGO, FLORZINHA!
    BEIJOS DE LUZ E BRILHO DO SOL...

    ResponderEliminar
  4. Nunca tive uma Barbie...destas!

    beijinhos

    Boa sorte para as BlogOlimpiadas

    ResponderEliminar
  5. Ehehehe!! FJotinha, aqui entre nós que ninguém nos ouve...há outro tipo de Barbies??
    Hummm...é melhor não responderes...

    ResponderEliminar
  6. Querida Dina,

    há Barbies para todos os gostos.
    Mas o fjota deve querer dizer que ele teve Barbies de carne e osso, percebes?

    Nós é que gostávamos de brincar... brincar. Estás a ver?

    Esta é a verdadeira diferença dos sexos.

    ResponderEliminar
  7. eheheheh!!!

    logo eu não li estas pequenas provocações...zitas
    :))

    beijinhos para as duas

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!