quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Magalhães, navegar é preciso!

De tanto se falar neste programa governamental e-escolinha, também eu me sinto forçada a falar sobre o tal de... Magalhães.
Só o conhecia dos tempos da minha escola, sem televisão, sem computadores mas, felizmente, com livros.
Esse, que me foi apresentado, tinha eu p'raí os meus 9/10 anos, era o Português Fernão de Magalhães que dedicou a sua vida à descoberta de novos mundos e que, a serviço do rei de Espanha, comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a atravessar o estreito hoje conhecido pelo seu nome (o Estreito de Magalhães) e o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico.
Hoje o Magalhães, o polémico computador móbil do tal programa governamental (o que será que não é polémico no nosso país?), irá proporcionar aos pequenitos que ora entram na primeira aventura de maior responsabilidade do resto das suas vidas, o ensino básico, a possibilidade de navegar por mundos novos e bem longínquos do conhecimento.
Seria óbvio esperar que, hoje... desbravados esses caminhos altamente perigosos experimentados e vencidos, não só pelo nosso Fernão de Magalhães mas por todos os seus contemporâneos que passaram o Cabo das Tormentas ou aportaram às Américas quando pretendiam rumar à Índia, eu sei lá, perigos cada um maior que o outro a começar pelo próprio mar ...não houvessem outros perigos, sabe-se lá se ainda maiores, para as nossas crianças.
É que hoje, este amigo Magalhães, encerra em si mesmo alguns motivos de preocupação, muito justos aliás, por parte de alguns encarregados de educação, que não dominam as técnicas da informática, quanto aos perigos da era moderna de se navegar sem limites, não pelo mar desconhecido e enfurecido, mas pelas águas turvas da net.
Espero, esperamos todos, que o computador Magalhães traga limites adequados aos utilizadores a que se destinam para não termos que nos arrepender mais tarde de o termos recebido de braços abertos.
Confio nas cabeças pensantes que tão bem idealizaram este programa educativo. Convém acrescentar que nem sequer estou a pensar nos nossos Governantes, mas sim nos ideólogos do Classmate da Intel, percursor do Atom da Intel agora adoptado com o nome do navegador Português.

4 comentários:

  1. Olá Tite!
    Embora já tenha vindo visitá-la muitas vezes, nunca deixei um comentário (mesmo depois de já me ter deixado tantos miminhos...)
    Foi hoje o dia!
    É maravilhoso este seu espaço: cheio de Amor e de Luz! Colorido pelo sorriso destas crianças maravilhosas e pelas palavras de uma avó muito querida!
    Deixo-lhe um beijinho muito, muito grande
    Obrigada pelas palavras doces que me deixou sempre
    CA

    ResponderEliminar
  2. Ola Querida,

    A realidade das crianças de hoje são bem diferentes das de outrora, até da minha geraçao que não foi à quase tempo tempo nenhum... Como eu costumo a dizer, qualquer dia nascem a falar!

    O Magalhães não é um computador com todas as funcionalidades que um portatil comum. Agora se tem limites nao sei, mas espero que sim, para nao potenciar tantas outras coisas menos boas da net.

    Gostei do post, e pela forma que está escrito, parabens!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Queridas amigas,

    Obrigada pela vossa visita e pelas palavras carinhosas.

    Sei que são sinceras a avaliar por tudo o que leio nos vossos blogs bem lindos e profundos.

    Carinhos de Avó

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!