quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Magalhães, navegar é preciso!

De tanto se falar neste programa governamental e-escolinha, também eu me sinto forçada a falar sobre o tal de... Magalhães.
Só o conhecia dos tempos da minha escola, sem televisão, sem computadores mas, felizmente, com livros.
Esse, que me foi apresentado, tinha eu p'raí os meus 9/10 anos, era o Português Fernão de Magalhães que dedicou a sua vida à descoberta de novos mundos e que, a serviço do rei de Espanha, comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a atravessar o estreito hoje conhecido pelo seu nome (o Estreito de Magalhães) e o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico.
Hoje o Magalhães, o polémico computador móbil do tal programa governamental (o que será que não é polémico no nosso país?), irá proporcionar aos pequenitos que ora entram na primeira aventura de maior responsabilidade do resto das suas vidas, o ensino básico, a possibilidade de navegar por mundos novos e bem longínquos do conhecimento.
Seria óbvio esperar que, hoje... desbravados esses caminhos altamente perigosos experimentados e vencidos, não só pelo nosso Fernão de Magalhães mas por todos os seus contemporâneos que passaram o Cabo das Tormentas ou aportaram às Américas quando pretendiam rumar à Índia, eu sei lá, perigos cada um maior que o outro a começar pelo próprio mar ...não houvessem outros perigos, sabe-se lá se ainda maiores, para as nossas crianças.
É que hoje, este amigo Magalhães, encerra em si mesmo alguns motivos de preocupação, muito justos aliás, por parte de alguns encarregados de educação, que não dominam as técnicas da informática, quanto aos perigos da era moderna de se navegar sem limites, não pelo mar desconhecido e enfurecido, mas pelas águas turvas da net.
Espero, esperamos todos, que o computador Magalhães traga limites adequados aos utilizadores a que se destinam para não termos que nos arrepender mais tarde de o termos recebido de braços abertos.
Confio nas cabeças pensantes que tão bem idealizaram este programa educativo. Convém acrescentar que nem sequer estou a pensar nos nossos Governantes, mas sim nos ideólogos do Classmate da Intel, percursor do Atom da Intel agora adoptado com o nome do navegador Português.

sábado, 25 de outubro de 2008

Obrigada, Mãe!

De quando em vez interrogo-me:
- Haverá Deus?
- Como será?
- Homem ou mulher?

Quanto mais vivo mais tenho a convicção que Deus é a Natureza. Talvez até devêssemos dizer Deusa e não Deus.

Olhando à minha volta só vejo a obra Divina de que faço parte integrante. Se não vejo mais e melhor (especialmente nas grandes urbes) é porque o ser humano inunda o nosso mundo de betão.

Agora que vivo numa aldeia rústica e agrícola vejo tudo o que Deus/Deusa nos deu a vibrar pujante e forte.
No dia que se segue à noite.
Nas nuvens que viajam a toque de vento.
Na Lua com todas as suas caras.
No mar que se renova com as marés.
Na sucessão de estações climáticas que culminam na radiosa Primavera a brotar de vida com a promessa da eterna renovação.
Nos seres (animais ou vegetais) que nascem/morrem mesmo que não por nossa vontade...
Tudo, mas mesmo tudo é controlado pela Mãe Natureza.

Nem poderíamos ter este agradável convívio virtual sem a intervenção Divina que nos deu inteligência para irmos tão longe e sabe-se lá até onde mais?

Eu acredito numa Divindade que criou o Universo em que nos encontramos, mas essa Divindade não é Ele é Ela mesma - A NATUREZA.

Obrigada Mãe!
Obrigada por me permitires viver tudo o que vivi e ainda vivo!
Obrigada por me permitires cá voltar, sabe-se lá de que forma - animal? vegetal? ou virarei mineral?

Maravilhosa foto testemunho do Esplendor da Natureza retirada d'aqui.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A inocência das crianças


É um email que circula por aí... Mas como este traz agregado, em parêntesis, o comentário giríssimo de uma Professora anónima do 1º Ciclo, permito-me transcreve-lo porque este espaço é de Avós para crianças, netos e netas, nesta fase interessante em que despertam para o conhecimento e depois... dá no que dá!!!
Se não conhecem, leiam que se vão divertir, com certeza.

"A capacidade de síntese da matéria dada na disciplina de História. Uma verdadeira pérola.
"Depois do homem deixar de ser macaco passou a ser Egípcio." Mas existem mais...

O que se aprende com miúdos da Primária (1º Ciclo)
Estou actualmente no Ensino Especial no 1º ciclo e, apesar de não estar minimamente preparada para estes diabretes, tenho encontrado uns tesouros. São o melhor de uma nação! Se não, leiam! Só eles para conseguirem ver o mundo de um modo simples e divertido!
________________________________

- A Bíblia dos Muçulmanos chama-se Kodak. (e Fuji, em japonês.)

- O Papa vive no Vácuo. (Era bom!)

- Antigamente, em França, os criminosos eram executados com a Gelatina. (pelo menos assim não doía tanto.)

- Em Portugal, os homens e as mulheres podem casar. A isto chama-se monotonia. (É frustrante que até na 2ª Classe já pensem assim...)

- Em nossa casa cada um tem o seu quarto. Só o papá é que tem de dormir sempre com a mamã. (Um destino terrível...)

- Um seguro de vida é o dinheiro que se recebe depois de se ter sobrevivido a um acidente grave. (Certo! E estas pessoas, em regra, vivem com outro nome no Brasil.)

- Os meus pais só compram papel higiénico cinzento, porque já foi utilizado e é bom para o ambiente. (Que bom!)

- Adoptar uma criança é melhor! Assim os pais podem escolher os filhos e não têm de ficar com os que lhes saem. (Com os animais de estimação também funciona assim.)

- Adão e Eva viviam em Paris (Sim, sim, lá também é Paradisíaco.)

- O hemisfério Norte gira no sentido contrário do hemisfério Sul. (Viver ao longo do Equador deve ser divertido.)

- As vacas não podem correr para não verterem o leite. (Que bom saber isso...)

- Um pêssego é como uma maça só que com um tapete por cima. (Nunca tinha pensado nisto.)

- Os douradinhos já estão mortos há muito tempo. Já não conseguem nadar! (Conseguem sim! No óleo da frigideira.)

- Eu não sou baptizado, mas estou vacinado. (Efectivamente deve ajudar mais.)

- A Primavera é a primeira estação do ano. É na Primavera que as galinhas põem os ovos e os agricultores põem as batatas. (Nunca mais como batatas.)

- O meu tio levou o porco para a casota e lá foi morto juntamente com o meu avô. (Bem, se o avô já lá estava...)

- Quando o nosso cão ladrou de noite a minha mãe foi lá fora amamentá-lo. Se não os vizinhos ficavam chateados. (E assim como terão ficado?)

- A minha tia tem tantas dores nos braços que mal consegue erguê-los por cima da cabeça e com as pernas é a mesma coisa. (Acho que a mim aconteceria o mesmo às pernas.)

- Um círculo é um quadrado redondo. (Também pode ser visto assim.)

- A terra gira 365 dias todos os anos, mas a cada 4 anos precisa de mais um dia e é sempre em Fevereiro. Não sei porquê. Talvez por estar muito frio. (Um génio!)

- A minha irmã está muito doente. Todos os dias toma uma pílula, mas às escondidas, para os meus pais não ficarem preocupados. (Sem comentários... ou a inocência personificada.)"

domingo, 19 de outubro de 2008

Animais de estimação - II

Foi pena só ter visto este vídeo depois da minha Mar ter regressado a Moçambique.
Teria alugado este cãozinho, tão persistente no fechar como ela a abrir, para me ajudar a fechar todas as gavetas que ela andou a descobrir aqui por casa.
Fantástico!!!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Voltar a ser Avó


Depois de ser avó de duas meninas, a Marta e a Beatriz, e quando já não era expectável, eis que voltei a ser avó e desta feita de um menino, o Nuno Manuel.
E foi então que senti que o meu coração ficou imenso de alegria, de felicidade e por albergar mais uma vida, mais um NETO.
Não é fácil de descrever.
É demasiado intensa a emoção de voltar a sentir os bracinhos de um neto em redor do meu pescoço, de voltar a ver o sorriso de um bébé, o chorinho, as gracinhas, enfim....... o tumulto que a sua presença vai suscitar.
E já estou a pensar na alegria que vai ser este Natal!!!!
Essencialmente é um novo amor, profundo e muito feliz que vem ocupar aquele lugar vazio e nostálgico, deixado pelas netas, agora que já entraram numa outra fase das suas vidas...... a escolaridade.
No entanto, nem tudo vão ser flores.
Com este neto vou ter uma grande rival..... a Mãe.
Ai que raiva!!!!! Depois conto.

Animais de estimação

As crianças adoram animais.

Os animais adoram crianças.

É tudo uma questão de amor recíproco.


No entanto, nem sempre as crianças são dóceis com os bichinhos de estimação que com elas coabitam. Puxam-lhes os rabos, os bigodes, enfiam-lhes os dedos no olhos, agarram-nos pelas orelhas, eu sei lá!!!


Mas porque será que os animais tudo suportam quando as "sevícias" são praticadas por pequeninos seres que não sabem o que fazem e actuam com eles como se de peluches se tratassem?

Uma resposta que escapa à nossa compreensão humana.

Mas que eles perdoam... lá isso perdoam!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Salvé o dia 13 de Outubro de 2008!

Recadinhos para as pessoas queridas
RecadinKut.com
Um novo anjo nasceu para...
... iluminar a vida do casal Manso...
... satisfazer o pedido da mana Beatriz que ansiava há muito pelo mano tão solicitado...
... encher de alegria transbordante o coração da Avó Tina...
... e a "Bisa"-avó Gena que finalmente é abençoada com a dádiva Divina que a presenteia com o nascimento dum bis-neto que faltava, depois de 6 bis-netas lindas...
Parabéns a todos!
E, mais importante ainda...
FELICIDADES ao rebento que, através do MILAGRE do AMOR, fez RENASCER em nós a ESPERANÇA num mundo melhor cheio de PAZ em nossos CORAÇÕES.

sábado, 11 de outubro de 2008

Há e-mail's simplesmente divinais!


Não resisti a publicar este e-mail, simplesmente genial, que acabei de receber duma amiga a quem daqui agradeço a mensagem.
O assunto é CELULITE e a autora, infelizmente é... desconhecida. Adorava saber de quem se trata para lhe dar os parabéns por tão gostosas, irónicas e bem humoradas palavras. Graças a ela sinto-me vingada! Deliciem-se quanto eu...


Celulite. Eles não gostam? Azarucho!
Todos os dias ao sair de casa dou de caras com um anúncio que me deixa logo mal disposta até aí às três da tarde. É da clínica Persona e tem esta brilhante tirada publicitária: 'os homens não gostam de celulite'.
É que, de facto, era este o argumento que me faltava para eu pôr fim a celulite que se instalou no meu rabo sem qualquer espécie de permissão.
Eu até gosto de ter celulite, adoro! Faço os possíveis por ter sempre mais e mais... ah, mas espera lá, se os homens não gostam, então eu vou já pagar um tratamento de 3.000 euros na Persona para ficar sem celulite!!
A sério, senhores que fizeram esta campanha, acham mesmo que este tipo de terror psicológico barato faz efeito numa mulher???Se o anúncio dissesse 'mulheres com celulite não entram na Zara', aí sim, era ver-me a correr para a Persona, primeiras, primeiras!Agora, 'vejam lá se tratam disso que os homens não gostam', temos pena, mas não pega!
Se formos a ver, também há muita coisa que as mulheres não gostam, e nem por isso espalhamos outdoors gigantescos pela cidade. Sim, porque senão já estou a imaginar os possíveis anúncios:- ELAS não gostam de p*l*s pequenas;- ELAS não gostam de pelos a mais;- ELAS não gostam do resultado de 'campeonato nacional+liga dos campeões+taca uefa+taca de Portugal';- ELAS não gostam de s*x+ oral sofrível e insuficiente;- ELAS não gostam que cocem os t*m*t*s (muito menos em público);- ELAS não gostam (nem acham sexy) as barrigas de cerveja;- ELAS não gostam de tampas da sanita levantadas;- ELAS não gostam de ejaculação precoce;- ELAS não gostam que cortem as unhas dos pés em cima da mesa da sala;- ELAS não gostam de mãozinhas sapudas (e pouco hábeis);- ELAS não gostam das amigas deles e das ex-namoradas, essas, nem falar;- ELAS não gostam de slips nem de boxers com ursinhos;- ELAS não gostam de atrasados emocionais;
Se os homens deste País se deparassem com estas publicidades, tentariam resolver algumas das questões apontadas? Não, pois não?
Então deixem lá mas é a nossa celulitezinha sossegada e não nos obriguem a andar com uma régua na mala!Tenho dito.

Autora desconhecida

A foto, como já devem ter percebido, é da
famosa e bem conhecida Sharon Stone

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

1º dia do resto das suas vidas


O 1º dia do 1º ano (no meu tempo era 1ª classe) de Escola à séria. Que importância! Que responsabilidade! Que vida espera estas queridas crianças? Esperemos que um futuro risonho e cheio de esperança.
Todos nós já passámos por experiência idêntica.
Não pude acompanhar as minhas netas-princesas no seu primeiro dia de Escola, mas já fiz uma pequena entrevista à mais velha para me certificar que tudo estava a correr de acordo com as suas expectativas.
Disse-me ela:
- Está tudo bem Avó, até já sei fazer o "i", o "u" e agora estou a praticar o "a".
Perguntei-lhe depois se gostava da sua nova Professora, ao que ela respondeu:
- Gosto muito dela e sabes como se chama? (sim...) Fernanda como o Avô Nando! Mas agora vou mudar para a Directora da Escola. Já tenho um livro de Inglês com desenhos do Mágico Marvin.
Perguntei-lhe se já tinha o computador Magalhães, mas aí, além do "ainda não" não percebi grande entusiasmo, talvez porque ainda não o tenha...
Conclusão... o impacto da Escola nas crianças de hoje não é tão grande como no meu tempo dado que já andam naquelas lides desde a mais tenra idade.
Melhor para elas que não se intimidam com o levantar cedo, o ficar fora dos pais e o ter que enfrentar professores e deveres que tanto nos atemorizava quando fomos crianças. Tínhamos outras vantagens, mas não me vou debruçar sobre coisas que já lá vão e não voltam, pelo menos para nós Avós.
Como Avó só me resta esperar que tivesse sido o 1º dia do resto das suas vidas... Felizes.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Quando a vida è um arco-íris















Foto assinada roubada d'aqui

Quando se vive uma crise económico-financeira a nível mundial felicito-me pela inocência das crianças que ainda podem viver no seu mundo de cores vivas absolutamente abstraídas da crueza do mundo que as rodeia e espera.
Como avó faço, aqui e agora, um voto de esperança num porvir mais risonho para todas elas.