sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Carta aberta


"Caro Paulo Núncio: queria apenas avisar que, se por acaso, algum senhor da Autoridade Tributária e Aduaneira tentar «fiscalizar-me» à saída de uma loja, um café, um restaurante ou um bordel (quando forem legalizados) com o simpático objectivo de ver se eu pedi factura das despesas realizadas, lhe responderei que, com pena minha pela evidente má criação, terei de lhe pedir para ir tomar no cu, ou, em alternativa, que peça a minha detenção por desobediência. Ele, pobre funcionário, não tem culpa nenhuma; mas se a Autoridade Tributária e Aduaneira quiser cruzar informações sobre a vida dos cidadãos, primeiro que verifique se a C. N. de Proteção de Dados já deu o aval, depois que pague pela informação a quem quiser dá-la."

Este post foi publicado no blog A origem das espécies.

O destinatário vem mencionado na carta. O seu signatário é Francisco José Viegas que, à boa maneira nortenha, diz desassombradamente aquilo que todos sentimos mas nem sempre temos coragem para assumir. Com esta expressão bem vernácula, ganhou a minha consideração coisa que já tinha perdido há muito, mesmo antes de ter aceite fazer parte do Governo que afinal, por "razões de saúde", acabou por abandonar. Às vezes precisamos viver as coisas por dentro para perceber o que estamos a defender por pura ignorância, não é Francisco?


PS: Para que conste deixo já aqui "carimbado" que, se for abordada por algum senhor da ATA vou comportar-me igual ou pior do que o FJV.

7 comentários:

  1. Pois, os inspectores nem deveriam ser precisos, porque supostamente deveriam dar-nos facturas sem que as pedíssemos. Por acaso falei no assunto agora mesmo no meu blog.
    Bom fim de semana. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu até acho que ele tem razão, mas sinceramente, poderia ter dito exactamente o mesmo, evitando esse tipo de linguagem, que não fica bem a qualquer e muito menos a um ex Secretário de Estado da Cultura.
    De resto, acho estranho o termo abrasileirado "tomar", quando no norte se diz "apanhar" !
    Em português vernáculo, é muito mais apropriado "apanhar no cu" do que "tomar no cu" ! rsrs... a não ser que ele se refira a outra coisa que eu ainda não atingi qual !(??) rsrs
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Rui,

      Depois de ouvir o programa matinal de hoje "Hotel Babilónia" de Pedro Rolo Duarte e João Gobern, fiquei com a ideia que a mensagem tinha destinatário para o ex-colega de Governo originário de "Tomar" :). Será?

      Eliminar
  3. Et moi aussi... (nunca pensei que o homem se desbocasse desta maneira...)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom tomar, levar, apanhar, etc tanto faz. A intenção será a mesma decerto.
    Quanto à lei que deu origem ao post, pois é mais uma lei infeliz e maluca deste governo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Com o gesto?! :-))
    Para já é ilegal pedirem a factura!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Temos de ter cuidado e ver bem a quem mandamos tomar no... porque alguns podem gostar...rsrsrs

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar



Agradeço a vossa visita e os vossos comentários.

Volte sempre!!!!!!