segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aqui quero perder-me... de novo

Hoje venho confessar-me...

... estou debilitada psicologicamente.

Isso pode acontecer, não pode?


Num blog desportivo para onde a minha prática diária, como blogger do "Leoa Assanhada", me conduz habitualmente, leio um comentário, que não me atrevo a transcrever mas me deixa brutalmente chocada por chamar "macaco a um preto que ele não é racista porque preto nem sequer é raça".

Mais grave ainda... o energúmeno, autor deste comentário, assinava "Juve Leo" e culpava o cujo dito macaco de responsável pelos acontecimentos de Alcochete no jogo de júniores entre Sporting e Benfica.

Fiquei tão de rastos que nem me atrevo a navegar na blogoesfera leonina nos dias mais próximos com receio de o voltar a encontrar. O pior é que energúmenos destes existem em todas as claques desportivas e, especialmente na Leonina, Dragões e Diabos. Isso não me tranquiliza nada muito antes pelo contrário.


Fujo da política para me alienar dos seus "enredos" chocantes e o desporto não me compensa.

Como se não bastasse, hoje, resolvi matar saudades de blogs amigos que não visitava há muito e cuja temática é bem diferente da que me queixo atrás. Os temas são mais literatura, política, sociedade, por aí...

Depois de comentar nalguns sítios com os quais me identificava mais parei no Brilho da Vida que sempre me puxa para cima. Mas nem sempre isso é verdade. Deparei com um post onde se comentava mais uma morte a juntar a tantas de que temos tido notícia nestes últimos tempos e esta de um ser anónimo de 28 anos que tinha um blog onde trocava ideias sobre a sua tentativa de elevar a sua auto-estima através da decisão tomada de fazer uma dieta, ginástica e a ajuda de medicamentos para conseguir emagrecer e voltar a ser linda e parecida com alguns dos seus ícones de referência como a Cláudia Raia e outras estrelas brasileiras suas compatriotas.


Resultado: morreu há 15 dias com um AVC, segundo notícia que pude confirmar noutro blog.

Como tenho uma sobrinha que era linda com mais uns quilos do que os que agora pesa e que não quer parar a dieta quando já parece um esqueleto ambulante, percebem porque fiquei tão deprimida?

Sinto-me frustrada e, pior ainda, acho que a minha geração que tanto lutou para construir esta sociedade está a chegar à conclusão que não valeu muito a pena. Os filhos foram mimados demais e tudo lhes foi dado de bandeja estando agora a passar a fase de nem darem ouvidos aos que experienciaram situações e vivências bem traumáticas que eles nem sonham. E continuam a fazer o que eles dizem que sabem muito melhor do que nós. OK! Tudo bem! Eles já sabem e nós "desaprendemos". Eles estão a viver e nós já estamos na prateleira.

Tenho mesmo que parar de navegar na blogoesfera até recarregar as minhas baterias para ter estrutura para aguentar tantas mortes, desilusões políticas e "Skin heads" das claques que não ajudam a pacificar este mundo violento que no meu tempo era de guerra pela libertação de povos e agora é assim.. de natureza totalmente gratuita.


Desculpem a dose mas assim escusam de procurar pela Tité ou por onde é que ela anda porque a Tité vai desaparecer no jardim durante uns tempos para bem da sua sanidade mental se é que ainda vai a tempo.

Aceitem as minhas flores com desejos de "PEACE & LOVE" e... até breve!!!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tributo a Michael Jackson



Este é o meu tributo ao artista que eu aprendi a gostar com Billie Jean, Thriller, e outras mais ou menos da mesma época.



Lamento o seu desaparecimento numa idade que prometia, ainda, muitos êxitos. Confesso, contudo, que gostava mais dos tempos anteriores às cirurgias a que foi submetido que o transformou irremediavelmente a tal ponto de não reconhecer mais a sua personalidade e imagem. Ficou o artista que agora nos deixa.

Àquele que eu reconheço fica o tributo e o desejo que descanse, finalmente, em paz.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aqui... perco-me!

Ultimamente "parece" que desapareci. Mas não... tenho andado pelos mesmos sítios se bem que permaneça menos tempo frente ao computador.

Enquanto o tempo estava frio e nós - todos - reclamávamos que o tempo já não é o que era, o meu passatempo favorito era visitar os meus amigos virtuais e falar com eles pelos cotovelos. Eu sei, eu sei que falo que me desunho, escusam de repetir uma frase que já ouço desde que me conheço como gente.

Então o que ando a fazer agora? perguntam os meus amigos. Ando a conversar com as plantas do meu jardim. Ando a regá-las porque têm sede. Ando a apanhar o ar que já me faltava. Ando a "energizar-me" com o sol que, apesar de algumas nuvens teimosas, aparece para me agradar. O que eu amo o SOL!!!

E hoje decidi pedir a colaboração da minha amiga Dina do "Coisas Simples" para o nome das flores amarelas que se encontram em cima do lado esquerdo da foto. Se precisares clica na foto para a aumentar e identificar melhor as flores lindas que vinham junto com várias sementes de flores campestres e cujo nome ignoro. A minha mãe chamou-lhes: Flores do Paraíso. Porém, tu chamaste este nome a outras que aparecem no teu blogue mas de côr branca.

Claro que qualquer ajuda é bem-vinda desde que saibam e queiram colaborar.

E pronto!!! É aqui que vou ficar à espera das vossas contribuições para desvendar este mistério, já que as várias tentativas para procurar na net têm sido totalmente frustradas. As flores do paraíso aí são tropicais e de côr vermelha.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Verão - Mais uma das 4 estações de Vivaldi




E já que se falou em férias que tal uma boa pausa para curtir este lindo trecho de Vivaldi em que se celebra o Verão no máximo do seu esplendor?

Sabe bem... esticados numa cadeira espreguiçadeira à sombra dum largo chapéu de sol e um bom livro por companheiro.

domingo, 21 de junho de 2009

Verão significa... férias!


Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em Dezembro e em Junho. O dia e hora exactos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de Junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de Dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenómeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em Dezembro e o solstício de inverno ocorre em Junho. Os momentos exactos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia.

Isto tudo só vem ao caso porque HOJE, no decorrer deste importante fenómeno, deu início à estação do ano mais aguardada pelos estudantes do nosso país - O VERÃO. Claro que no hemisfério sul esta situação não é aplicável porque, de acordo com a explicação científica acima reproduzida, mesmo que os estudantes acabem o seu ano lectivo nesta data a estação do ano em vigor será a oposta à que nós hoje celebramos - O INVERNO.

Recordando a minha idade estudantil diria que era a estação que mais me agradava. Significava que não tinha aulas, que podia brincar o que me apetecesse sem preocupação de fazer os vulgarizados TPC (e naquela época éramos bem massacradas) e que os dias eram longos e cheios de sol para prolongar as brincadeiras, especialmente na praia, dado que o sol não tinha o grau de nocividade para o qual estamos continuamente a ser alertados pelos estudiosos devido ao muito falado buraco do ozono.

Não me querendo aprofundar nesta questão não posso deixar de reflectir na relação directa entre a quantidade de exposição à radiação U.V e o risco de contrair certos tipos de câncer de pele. Os factores de risco incluem tipo de pele, queimaduras solares durante a infância e exposição a luz solar intensa. Mudanças recentes no estilo de vida, com mais pessoas a irem para férias e deliberadamente aumentarem a sua exposição a luz solar forte, são responsáveis parciais por um aumento de cancros de pele malignos. De modo a minimizar o risco de contrair câncer de pele, devemos cobrir a pele exposta com roupa ou protector solar adequado e usar chapéu. Para os olhos, devem-se usar óculos certificados para protegerem dos raios U.V.

Assim, penso ter o dever, como Avó de tantas crianças, de alertar para os excessos de exposição solar numa época que todas as crianças adoram, tal como eu gostava já lá vão uns 55 anos. Agora vejam como tudo mudou e dum modo tão acelerado que ninguém acreditaria nem se falava quanto eu tinha 8 aninhos.

Tenham um bom Verão, desde que tomem as devidas precauções. Boas Férias e façam o favor de ser Felizes.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ó p'ra mim a agradecer

Nunca imaginei que, depois de partir para um convívio familiar muito terno e muito desejado, o meu espaço fosse inundado por uma onda de carinho que muito me comoveu, podem acreditar.


Como sou uma Avó p'rá frentex e ando numa onda de netas "top model" não pude resistir a vestir-me assim para vos agradecer a tal onda. Só não coloquei a prancha para navegar para não vos chocar ainda mais. Fico por aqui não vou mais longe.


Abreijos (como aprendi com o meu amigo fj)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Aniversário da comadre avó Tite

<br>


Que passe um dia cheio de alegrias!

Parabéns!

Hip, hip, hurra!!!


Palavras para quê? Sintam-se à vontade, sirvam-se e amanhã falamos porque hoje... estou dedicada ao filho, neta, nora e sementinha que me estão mais próximos.

Já ouvi música celestial para os meus ouvidos. O coro das netas africanas, tendo como maestra a Mãmã Sara, bem afinadinhas por sinal, deram-me a prenda mais linda que uma Avó B-A-B-A-D-A como eu pode receber.

Os "Parabéns a Você" a 4 vozes lindas. E afinal que mais posso desejar?
É tão bom ser Avó, né?

sábado, 13 de junho de 2009

Todos temos um Anjo Protector

Depois de consultar o blog da Canduxa - O Poder dos Anjos - Quem é o nosso Anjo, fiquei a saber que o meu é:

HEKAMIAH: 04 Abril/ 16 Junho/ 28 Agosto/ 09 Novembro/ 21 Janeiro

Pertence ao Grupo dos Querubins
Seu nome significa: "Deus que rege o universo"

Invocação

Oh, Hekamiah, Anjo da Purificação e das Oportunidades. Desejo ser encantadora, delicada, estudiosa, culta, amável, pacífica e verdadeira. Peço-te que ocupes todo o meu ser com a Tua Graça para poder realizar um trabalho útil à Divina Obra do Mundo.

Claro que só isto não foi suficiente para a minha eterna e insaciável curiosidade e fui mais longe procurar outras definições tendo chegado aqui:

O Anjo: Este anjo protege as pessoas que ocupam posições de comando. Ajuda a combater os tratantes, obter vitória e libertar os oprimidos. Interfere na coragem e fidelidade.

Influência: Quem nasce sob esta influência, tem uma aura natural de paz. Sua sinceridade é refletida através da nobreza e autoridade da sua personalidade e prestígio. Fiel a seu juramento, tem caráter franco, leal e bravo, suscetível às questões de honra. É extremamente preocupado com sua família e seus filhos terão sempre prioridade, mesmo que o casamento tenha acabado. Querido por todos será sempre respeitado pela sensibilidade que possui. Viverá cada minuto de sua vida com muita ternura, amor, esperança e desejará para todos uma existência tão digna quanto a sua. Gostará de estar sempre mudando tudo, desde a posição dos móveis, restauração e pintura de sua casa, até a aparência física com a qual tem muito cuidado e atenção. Muito sensual, apreciará guardar imagens dos seus amores, como exteriorização dos sentimentos do passado.

Profissionalmente: Poderá fazer sucesso trabalhando no legislativo, corte suprema, justiça ou por sua grande facilidade em falar diferentes idiomas, em atividades ligadas à cultura. Poderá exercer ainda profissões relativas a finanças, mercado financeiro, jornalismo, relações públicas, comunicações ou aquelas ligadas à arte, beleza e estética.

Anjo Contrário:
Domina as traições, a infidelidade, a sedução e a rebelião. A pessoa sob a influência deste anjo contrário, poderá obter dinheiro ilegal, como em compra e venda de carros roubados, usar a força física para se fazer entender e difundir drogas perigosas. Poderá fazer uso de cartas anônimas e envolver-se em tramas na vida familiar. Hipnotizador, "médium consciente", poderá usar práticas orientais para arruinar o que as pessoas consideram santo ou religioso.

Texto extraído dos livros Anjos Cabalísticos e A magia dos anjos cabalísticos de Monica Buonfiglio

foto publicada no blog da sua autora ana rodriguesz alvarez


Sempre me senti protegida por um Anjo da Guarda, a quem agradeço toda a protecção desde que nasci, e podem crer que lhe dei muito trabalho, só não sabia o seu nome e a influência benéfica que exercia em mim. Sim porque o anjo contrário, comigo, não tem qualquer hipótese.


sexta-feira, 12 de junho de 2009

Santo António - Popular

Santo António pregando aos peixes. Guimarães. Foto tirada da Wikipédia.

Santo António é de Lisboa, em Portugal e de Pádua, em Itália.
A sua história é vasta e o seu trabalho em Itália como exímio teólogo e grande pregador foi amplamente reconhecido.
Porém, não me quero debruçar sobre a sua vida religiosa. Apenas referir-me a este Santo como um dos três santos populares mais celebrados no nosso país.

Os três santos populares, por ordem de datas dos seus festejos que se repetem pelo país inteiro são:

13 de Junho - Santo António que leva os Lisboetas para as ruas para o celebrar em todas as suas vertentes, desde o folgazão ao casamenteiro.
23 de Junho - São João que obriga os Portuenses a inundar as suas ruas em festejos que se prolongam pela madrugada armados com alhos-porro e martelinhos mais recentemente.
29 de Junho - São Pedro o mais velho e mais sisudo dos festivos santos juninos

É noite de Santo António
Estalam foguetes no ar;
Põe o manjerico à janela
E vem para a rua dançar.

Ó Vila Real alegre,
Província de Trás- dos- Montes,
Um dia que não te veja,
Meus olhos são duas fontes.

Sete e sete são catorze
Com mais sete, vinte e um
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum


Quando era pequenita as crianças iam para a rua pedir "um tostãozinho para o Santo António" que se destinava a comprar o que fosse mais indicado para fazer os tronos ao Santo António que, nos Bairros tradicionais Lisboetas serviam para atrair e reunir os seus habitantes para os grandes arraiais onde se comia a bela da sardinha no pão. Saltavam-se as fogueiras e queimavam-se as alcachofras que se deixavam nas janelas para depois de serem banhadas pelo luar diriam se os nossos amores eram ou não correspondidos.

Muito mais haveria a dizer sobre o Santo e as suas tradições populares, mas prefiro finalizar dizendo... este é o Santo da minha devoção. Com ele posso contar para tudo. Para me proteger a mim e à minha família. Para me proporcionar prosperidade e conforto. Para me ajudar a encontrar tudo o que perco com a ajuda de seu Pai. Enfim conto tanto com ele que até me viciei em comprar estatuetas de Santo António. Cá em casa já há 6 e não devo ficar por aqui.

Obrigada Santo António pelas graças concedidas.



terça-feira, 9 de junho de 2009

HOME O Mundo é a nossa casa

Quando recebi um mail (agradeço à minha amiga Oris do Fotos em Experiência) a chamar a atenção para a passagem de um documentário filmado exclusivamente por via aérea, de forma a dar um panorama do planeta e do impacto da humanidade na natureza, que iria passar nos circuitos comerciais no Dia Mundial do Ambiente, achei a ideia brilhante uma vez que o mesmo também seria apresentado pela RTP1 em horário nobre, mas não, foi transmitido num horário aceitável (20:30 h) mas na RTP2, algo verdadeiramente significativo da importância e força dos poderes instituídos que não querem verdadeiramente alertar os habitantes deste Planeta, do nosso PLANETA, para os perigos que todos corremos se não fizermos algo para reverter a situação de risco em que todos vivemos.

A frustração é ainda maior se repararmos que, enquanto houve campanhas europeias, este tema que parece ser essencial (o da sustentabilidade da 'acção' humana), não teve qualquer tipo de debate no nosso país.

Deixo apenas o Trailer do filme porque a sua exibição integral dura 1:58:17.



Filme realizado por Yann Arthus-Bertrand e patrocinado totalmente pelo grupo PPR, honra lhes seja feita. Talvez por isso a RTP1 não achou oportuno dar-lhe visibilidade a não ser a uma hora tardia já de Segunda-Feira, ontem portanto, após a emissão do filme "O Último Samurai" que surgiu após a sessão dedicada às Eleições Europeias.

O vídeo completo dobrado em Português pode ser visto aqui. Vale a pena.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A necessidade aguça o engenho...

...ou como as crianças de países africanos utilizam os meios ao seu alcance.



Dá para rir mas não muito.
É preciso avisar toda a gente que o perigo espreita... em forma de amor ou outra qualquer necessidade.

sábado, 6 de junho de 2009

E o Blog Dourado vai para....

Recebi este prémio da blogger Graça Lopes do Ginásio da Alma.

É um prémio que homenageia os melhores blogs e tem a sua simbologia nas cores que utiliza.

A cor azul representa paz, profundidade e imensidão.
A cor dourada a sabedoria, a riqueza e a claridade das ideias.
O prémio em si representa a união entre bloggers.

As regras:
  • Colocar o prémio em situação visível ou linká-lo.
  • Anunciar através de um link, o blog que o premiou e premiar até outros 15 blogs, avisando o blogger sobre o prémio.
E os meus blogs dourados vãããããããããão (rufos) para:
  1. Coisas simples
  2. Licas - Ontem e Hoje
  3. Pó de Estrela
  4. Banana ou Chocolate?
  5. O Cheiro da Ilha
  6. Fotos em experiência
  7. Reflexos
  8. Rosa dos Ventos
  9. Brilho da vida
  10. Linda
Obrigada Graça pelo prémio que muito me lisongeia.
Agora sei o quanto é difícil atribuir prémios como este, especialmente quando o nosso círculo é comum e quando seleccionamos um blog e verificamos que outros chegaram antes de nós com a mesma boa ideia.
Espero não ter sido injusta uma vez que foi a primeira vez que fui bafejada pela sorte ou reconhecimento ou lá o que quiserem chamar-lhe.
Acima de tudo chamo-lhe o Prémio da Amizade.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Parabéns Marta!

A Marta já tem dador de medula óssea.



Viva a Marta! Viva a solidariedade nas Redes Sociais da Internet.

Vale a pena ver a reportagem e tudo o que se passou nesta corrente solidária que teve o contributo de muitos bloggers como nós.

Para salvar vidas, vale a pena comunicar e aderir às novas tecnologias, e em se tratando de crianças como a Marta... o valor é incalculável.

terça-feira, 2 de junho de 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Para as minhas crianças

Crianças lindas da Avó Té, dada a minha impossibilidade em estar com todas, recebam mil beijinhos de saudades - tantas que nem têm peso nem medida - e estas músicas que eu sei que vocês tanto gostam.

Para a Sofia e a Rita deixo a Hannah Montana. Dancem como vocês tão bem sabem.



Para a Marta e a Maria, minhas pequeninas pintainhas deixo a Galinha Pintadinha. Espero que gostem.



Dizem que hoje é o vosso dia.
Para mim todos os dias são vossos e de todas as crianças que querem ser Estrelinhas mas não conseguem, como diz e muito bem o poema - Sonhei com Estrelas - da minha amiga Pó de Estrela.

Peguei no meu Sonho
e atei-lhe um cordel
passeei-o pelo mundo,
montada num corcel...

Vi Meninos Estrelas
descansados a dormir
vi as suas mães
ao seu lado a sorrir.
E vi outros Meninos
que não eram Estrelas
mas queriam sê-las!

Vi Meninos Estrelas
à mesa a estudar
vi seus professores
a seu lado a ensinar.
E vi outros Meninos
que não eram Estrelas
e queriam sê-las!

Vi Meninos Estrelas
a brincar em paz
num mundo
que a todos satisfaz.
E vi outros Meninos
que não eram Estrelas
mas queriam sê-las.

Peguei nos meu sonho
e fiz uma oração...
Pedi Alegria
Pedi Paz
Pedi Pão.
Para que todos os Meninos
que queiram ser Estrelas
possam também sê-las.

Peguei no meu sonho
atei-lhe um cordel
lancei-o às estrelas
para que um dia
Todos os meninos possam sê-las!